O negócio de monitorar sua saúde com smartwatches ou outros gadgets exige muitas peças de hardware — cabos, estações de recarga e baterias. Mas isso pode mudar. Em breve, o espaço ao seu redor fará esse monitoramento. Ao longo dos últimos anos, nos venderam uma visão de futuro baseada na computação vestível. Seu relógio vai monitorar seus batimentos cardíacos! Seu colar vai cuidar da sua respiração! Suas calças vão monitorar a força dos seus glúteos!
Mas isso já começa a soar datado. Em vez disso, parece que teremos sistemas muito menos invasivos que vão roubar o espaço dessas pulseiras de hoje em dia e farão elas parecerem tecnologias do passado. Uma tecnologia que serviu meramente como uma ponte para a coisa de verdade.
Paredes que observam
Uma equipe do MIT já está desenvolvendo esse sistema.
Em um artigo científico apresentado durante a conferência de interação entre computadores e humanos na semana passada, um grupo de pesquisadores liderados por Fadel Adib mostrou um sistema que faz com que o monitoramento de saúde seja completamente passivo. Ele se chama Vital-Radio, e usa sinal wireless de baixo consumo de energia para monitorar com precisão os batimentos cardíacos e padrões de respiração de até três pessoas a uma distância de até 8 metros da fonte — mesmo que elas estejam em salas diferentes.