Desde o surgimento dos sites de resenhas, a principal preocupação dos prestadores de serviço é não desagradar o cliente, para evitar que ele vá fazer más avaliações sobre o local na rede.
No entanto, o restaurante italiano Botto Bistro, em São Francisco, na Califórnia, decidiu mudar a estratégia. David Cerretini, dono do estabelecimento, conta que chegou a investir cerca de 270 dólares em anúncios no Yelp para promover o seu empreendimento, mas assim que parou de fazer propaganda na plataforma, viu suas melhores resenhas desaparecerem e a média da sua avaliação cair drasticamente.
Ao invés de voltar a gastar com o Yelp, ele decidiu usar a ‘desgraça’ de modo positivo, e quer se tornar agora o restaurante da região com a pior avaliação dentro da plataforma. Para isso, o proprietário afixou no local um quadro em que destaca os ‘absurdos’ que o restaurante faz, como cobrar pelo pãozinho que acompanha o prato, e oferece 25% de desconto em uma pizza em troca de uma resenha ruim sobre o lugar (!)
Como na internet a zoeira não tem fim, os clientes estão postando suas resenhas com apenas uma estrelinha satirizando problemas inexistentes no local. Além de incentivar as pessoas a irem conferir se o local é mesmo assim tão ~ruim~, a estratégia de ser o pior restaurante do Yelp gerou um resultado de PR bastante interessante para o Botto Bistro, com diversas notícias sobre o bistrô circulando na rede. “É a melhor estratégia de negócio que fiz em anos”, comemora Cerretini.
Fica a dica para o Yelp rever suas estratégias de marketing.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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