Todo começo de ano é a mesma coisa (pelo menos para mim). É hora de fazer um balanço do ano anterior e estabelecer algumas metas para o período que começa. Se você também vai fazer isso, tenho uma recomendação que vai deixá-lo mais feliz: estabeleça metas que você seja capaz de cumprir.
Em 2012, me dei uma meta que não era das mais complicadas: ler 12 livros no ano. Isso porque terminei 2011 com a sensação de ter lido pouco. Foram apenas quatro livros. Quando pensei numa quantidade que fosse maior que a anterior, imaginei que ela deveria ser plausível. De que adiantaria me impor uma meta de leitura de 24 livros, por exemplo? Sei que o ritmo de trabalho que tenho não me permite tanto. Dar a mim mesma uma meta audaciosa demais poderia gerar uma frustração ainda pior que a de 2011.
Terminei 2012 com a meta cumprida e aquela sensação boa de ter lido mais, me divertido com personagens divertidos, histórias intrigantes, curiosas, marcantes. Para 2013, vou calibrar um pouco a meta e aumentá-la um pouquinho, pois vi que é possível acelerar ainda mais. Quero ler 15 novos livros durante o ano. Agora é me programar para conseguir! E este será só um dos itens da minha lista de metas para 2013. Você já fez a sua? Feliz Ano Novo pra você!