Depois de muita espera, ele chegou: o Galaxy S 4 é o mais novo top de linha da Samsung. Com tela Full-HD de 5 polegadas, câmera de 13 megapixels e gestos inteligentes, este tem tudo para ser o melhor Android do mercado. Ele será lançado em 155 países ao redor do mundo a partir de abril.
Design
A primeira coisa que você nota sobre o S4 é que ele é muito parecido com o S III. Ele tem basicamente o mesmo formato do S III, mantendo o botão Home físico, embora seja um pouco mais retangular.
São 13,87 cm de altura e 6,98 cm de largura. Ele consegue ser menos largo que o S III, apesar da tela maior, e ainda é mais fino: 7,9 mm de espessura. Ele também é um pouco mais leve, com 130g. Eles conseguiram esta façanha encolhendo bastante as bordas.
Especificações
O Galaxy S 4 possui tela Super AMOLED ainda maior que a do seu antecessor: 5 polegadas com resolução 1920×1080 pixels e 441 PPI.
Como esperado, o processador vai depender do país: alguns receberão o modelo com o Exynos 5 Octa; enquanto outros terão um chip Snapdragon S4 Pro.
O Exynos 5 Octa tem oito núcleos, mas age como quad-core: não mais que quatro núcleos funcionam simultaneamente. São dois conjuntos de 4 núcleos: um deles contém núcleos Cortex-A15, para tarefas mais exigentes; enquanto o outro grupo tem núcleos Cortex-A7, que economizam bateria.
São 2 GB de RAM, 16 GB de armazenamento – com opções de 32GB e 64 GB – e entrada para microSD. Ele tem bateria removível de 2600 mAh, mais do que muitos concorrentes no high-end; torcemos que ela consiga acompanhar o maior consumo de energia de uma tela Full-HD.
Ele tem câmera de 13 megapixels com flash, e uma câmera frontal de 2 MP. Você pode gravar vídeo usando as duas câmeras ao mesmo tempo, função semelhante à presente no LG Optimus G Pro. A câmera frontal consegue tirar 100 fotos em quatro segundos, e depois selecionar as melhores para criar uma só imagem.. Também há uma função “Sound and Shot”, que permite gravar cinco segundos de áudio antes de tirar uma foto.
Por dentro, há oito sensores internos, incluindo temperatura e umidade, mais um sensor infravermelho para controlar sua TV. Ele tem suporte a 4G LTE, Wi-Fi a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.0 e MHL 2.0.
Software e funções inteligentes
O Galaxy S4 roda a versão mais recente do Android, o Jelly Bean 4.2.2, mas bastante personalizado com o TouchWiz – e cheio de funções inteligentes. Estas são as principais:
– O Smart Scroll, que circulou em rumores, está aqui… mais ou menos. Ele sabe quando você está olhando para o aparelho; então se você inclinar o aparelho para frente ou para trás, o conteúdo no app rola para cima ou para baixo.
– O Smart Pause, por sua vez, entra em ação quando você estiver vendo vídeos: ele percebe se você não está olhando para a tela, e pausa o vídeo depois de um segundo ou dois.
– O Air View permite pairar um dedo em pastas na galeria – sem tocá-las – e abrir uma pré-visualização das fotos. É algo semelhante ao que vimos no Xperia Sola, que usa um sensor capacitivo adicional para reconhecer seu dedo a 22mm da tela – o Galaxy S 4 deve usar tecnologia semelhante.
– Com o Air Gesture, você também pode navegar na web sem tocar a tela: basta mover o dedo no ar para cima ou para baixo, e a página rola sozinha.
– O S Translator entende dez idiomas, incluindo português brasileiro. Ele transcreve o que você diz, e dita em outro idioma. Ele funciona mesmo sem conexão à internet.
– Com o Adapt Display, ajusta-se o brilho, saturação e contraste na tela baseado no que você está vendo. É algo parecido com o que vimos no Lumia 920.
Ainda há outras como S Voice Drive, S Health e Group Play. Logo traremos mais detalhes sobre todas elas, além dos acessórios para o aparelho.
O Leo está em Nova York e trará em breve o hands-on do Galaxy S4. Fique ligado!