X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Este trenzinho robótico usado pela Vale escava minerais o tempo todo, sem parar


A demanda por minerais nunca esteve tão alta — não só pelos raros como neodímio, európio e cério usados no iPhone 5, mas fósforo e carvão também. Na medida em que essa demanda cresce, os mineiros precisam cavar mais fundo, mas quanto mais longe eles vão, mais perigoso fica o trabalho — 71 morreram em 2010 só nos EUA. Este pequeno trem de transporte mineral automatizado pode potencializar a produção sem colocar vidas em risco.

Normalmente o minério é trazido à superfície das profundezas da Terra por grandes carregadores e caminhões ou em esteiras transportadoras, ambos os métodos dependentes de mãos humanas para funcionarem (o que significa que túneis mais altos e largos precisam ser construídos). Nenhum dos dois é particularmente eficiente no consumo de energia. O Rail Veyor Transportation System, por outro lado, usa uma combinação única dessas duas tecnologias para ser um dispositivo mais eficiente que ambas isoladamente.

Construído pela fabricante de equipamentos canadense Rail-Veyor Technologies Global Inc, o Rail Veyor funciona com eletricidade, é operado remotamente e se baseia em comboios leves sobre trilhos. Cada trenzinho consiste em um vagão de quatro rodas, à frente, seguido de uma série de outros vagões de duas rodas interconectados (o fato de eles terem duas rodas permite a realização de curvas mais fechadas). Usando dois desses trens em fila, eles podem levar materiais à superfície continuamente. Um benefício extra é que o tamanho reduzido dos vagões e o pouco peso permitem que eles desempenhem seu trabalho em lugares apertados — minas com diâmetro de cerca de 2,4 metros, ou metade de uma convencional — e exijam menor preparação do solo para serem instalados do que… sei lá, um caminhão de transporte com 50 toneladas exigiria.

O sistema de propulsão do Rail Veyor consiste em uma dupla de estações de acionamento, bem como uma série de sensores de monitoramento ao longo de todo o trajeto. Esses propulsores podem acelerar os pequenos vagões a até 32 km/h a partir da inércia  total e chegar a 20% em trechos inclinados quando totalmente carregados. E mais: eles fazem isso a uma fração do custo ambiental de sistemas de transporte baseados em diesel e sem qualquer intervenção direta de seres humanos. Na realidade, todo o processo de transporte é supervisionado por um operador que fica na superfície, totalmente seguro.

Embora o Rail Veyor seja um projeto relativamente novo para indústria mineradora, ele já está sendo usado ao redor do mundo. A Vale, conglomerado brasileiro de mineração, gastou US$ 50 milhões para instalar o sistema em uma mina de níquel em Sudbury, Ontario, no Canadá. O sistema reduziu pela metade o tempo gasto para escavar uma mina e espera-se que ele aumente a produção em 150%.

“Na medida em que vamos mais fundo, se continuássemos aplicando o pensamento vigente e as tecnologias atuais, seria uma espiral da morte” em termos de lucratividade, disse Alex Henderson, chefe do time de tecnologia de Sudbury da Vale, à Reuters. “Precisamos começar a prestar atenção em mudanças conceituais na mineração em vez de apenas melhorar de forma incremental nossos processos já conhecidos.” [Reuters – Florida Institute of Phosphate Research –Railveyor – CNet – Image: Michigan Tech University]

ced di
ced YK sZoWDVw

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot