A agência DM9DDB desenvolveu um estudo para conhecer as características dos consumidores no ambiente digital. A pesquisa, batizada de Perfis Digigráficos, foi baseada em questionamentos sobre o quanto e como as pessoas usam recursos tecnológicos nos seu dia a dia e sua influência na construção de suas identidades. Com bases nestes critérios, foram definidos seis perfis de consumidores.
Os chamados “imersos” têm sua identidade moldada a partir da tecnologia, usando essas ferramentas para definir seus interesses e estabelecer elos de ligação com o mundo.
Os “ferramentados” utilizam os aparatos tecnológicos para ganhar tempo ao realizarem suas tarefas, mas não idolatram a tecnologia, enquanto os “fascinados” usam a mesma para parecerem modernos e antenados. Para estes consumidores, computadores e aplicativos são elementos importantes para provar aos outros que estão de olho nos movimentos do mundo digital
Já para os “emparelhados”, a tecnologia têm um aspecto fundamental para colocar em prática seus projetos pessoais. Estas pessoas acreditam que, sem ela, a vida seria extremamente complicada, pois trata-se de um agente potencializador das capacidades humanas.
Os chamados “evoluídos” são as crianças e adolescente que desconhecem o mundo pré-digital e absorvem as mudanças tecnológicas com mais facilidade. O estudo também foi transformado em um documentário de seis episódios que pode ser visto no canal da DM9DDB no Youtube e tem comentários de profissionais da agência e do instituto Vox Pesquisa.
via @Exame