Os smartphones não mataram o comércio local, mas mudaram muito nossa forma de consumir. Pelo menos é o que aponta o VentureBeat e um estudo da G/O Digital, empresa de marketing da Gannett.
O VB teve acesso exclusivo ao estudo, mas compartilha alguns insights bastante interessantes sobre a pesquisa, feita com 13 mil adultos donos de smartphones e tablets.
1) iBeacons e notificações por push trazem muitas vendas
Ambos os recursos ainda são pouco usados no Brasil, mas, em outros lugares parece que eles fazem muita diferença. Segundo o estudo, a oportunidade está em como “marcas e varejistas aproveitam essas tecnologias para entregar propagandas mais contextualmente relevantes e proximidade para lojistas em tempo real. O objetivo final deve ser em criar uma experiência sem costuras, focada no consumidor – desde a segunda tela até a lojas físicas – que seja fácil de usar, intuitiva, e engajadora”.
2) Clientes se importam mais com cupons do que com compras online
Novamente, vale ressaltar que os costumes do estudo podem diferir do que vemos no Brasil, mas é interessante acompanhar tais tendências. O estudo revela que cupons vencem as compras online como forma de comércio mais comum.
3) Os clientes de cada categoria se comportam de formas completamente diferentes
O estudo cita alguns exemplos: “a conveniência de preços baixos diariamente (20,7%( triunfa sobre os descontos a supermercados. Consumidores de roupas e sapatos, por outro lado, focam em liquidações (60,7%). Enquanto isso, para os que compram tecnologia e eletrônicos, o mais importante são as avaliações e reviews (54,4%)”.
O post Estudo avalia as mudanças que o mobile propiciou ao comércio apareceu primeiro em Startupi.com.br.