Há pouco, durante a sua apresentação durante a conferência f8, Mark Zuckerberg apresentou duas novidades que vão ajudar a melhor controlar quais dados pessoais são acessados por aplicativos que usam o login do Facebook.
Ao aceitar conectar em um app com o ‘botão azul’ do Facebook Connect, agora os usuários poderão não só escolher quem poderá ver as postagens automáticas feitas pelo app em questão (opção que já estava disponível), mas também selecionar que informações públicas serão acessadas por essa empresa. Será possível impedir acesso à sua lista de amigos, email, data de aniversário, quais páginas você curtiu, entre outros.
Outra opção interessante será o login anônimo, que permitirá experimentar um determinado aplicativo usando um login do Facebook, mas sem se identificar. A demonstração foi feita com o Flipboard, que mostrava um botão cinza-escuro para essa função. “Assim que você se acostumar com esse aplicativo, poderá voltar e fazer login com o seu perfil, aproveitando melhor a experiência”, explicou Zuckerberg.
O Mashable comenta que isso pode ser interessante para incentivar a adoção de mais apps – quem sabe, até mesmo novos apps do próprio Facebook – e também aumentar a qualidade do conteúdo compartilhado na própria rede a partir desses apps.
O curioso, no entanto, é que a iniciativa de login anônimo vai contra o princípio básico do Facebook, que é a “identificação real” dos seus usuários.
Pelo visto, Markito tá precisando ceder, ao menos levemente, em algumas das suas convicções.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie