Percebendo a tendência de alguns profissionais de se organizarem em grupos ou discutirem situações do trabalho dentro da rede social, o Facebook decidiu apostar no setor corporativo como uma possibilidade de expansão.
Depois de muitos rumores, finalmente foi apresentado de forma oficial o Facebook at Work, versão da rede social para ambientes corporativos. Ainda em versão beta, a proposta é que esse seja um Facebook que funciona apenas entre os funcionários da mesma empresa, facilitando a comunicação entre os colaboradores.
A usabilidade e visual continuam praticamente os mesmos, com destaque para a paleta de cores que é diferente, ajudando seu chefe a distinguir visualmente se você está “trabalhando” no Facebook at Work ou procrastinando no Facebook não-corporativo.
O Facebook garante que não haverá publicidade, que os dados trocados dentro do Facebook at Work serão totalmente confidenciais e que as contas corporativas e pessoais serão mantidas separadas.
Resta saber se a ideia realmente vai emplacar. Em conversa com alguns funcionários de corporações que não são do setor de comunicação, a principal dúvida é “o que” compartilhar nessas redes profissionais internas. Muitos já tiveram experiências com redes como o Yammer, da Microsoft, ou o Chatter, da Salesforce, e ambas acabaram às moscas, quase sem uso. Em alguns ambientes também existe a ideia de que se você está tendo tempo para ficar postando nessas redes, claramente não está trabalhando tanto quanto deveria (!).
Em todo caso, talvez essa situação seja um tanto da cultura corporativa brasileira, oferecendo ao Facebook uma chance de sucesso na concorrência com Yammer, Chatter e Slack na hora de intermediar a comunicação interna das empresas.
Segundo informações da assessoria do Facebook no Brasil, empresas de médio e grande porte que estiverem interessadas em testar o beta do Facebook at Work podem entrar em contato para solicitar a liberação do acesso ao app, que já está disponível na App Store e na Google Play.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie