Sem maiores explicações, usuários do KDE de uma hora para outra não conseguem mais subir fotos para o Facebook. Ainda não se sabe exatamente a razão desse banimento, mas qualquer aplicativo ou plugin nativo do KDE simplesmente não é mais aceito pelo Facebook.
E, para engrossar um pouco mais o caldo, o Facebook também apagou várias fotos e até mesmo álbums completos que foram adicionados por esses aplicativos.
Ao tentar subir uma foto usando aplicativos como o Gwenview ou KiPi, programas em que esse problema foi inicialmente reconhecido, resulta no seguinte erro:
“Facebook Call Failed: Invalid API key”
No momento, outros programas que não sejam nativos do KDE funcionam normalmente. Você pode instalar o Shotwell ou o F-Spot se quiser, mas o inconveniente é ter que instalar junto vários pacotes do GNOME, se você estiver usando exclusivamente o KDE.
Mas nem tudo está perdido: já existe uma apelação aberta no Facebook para reverter o banimento dos programas, e (dentro do possível) restaurar as fotos apagadas.
Se você quiser ajudar, pode visitar a página com o descritivo do bug no Facebook e votar (não comentem, votem!) no bug. Espera-se que com isso a prioridade sobre ele aumente e a equipe da rede social trate o problema mais rapidamente.
De qualquer forma, vale o aviso: não importa pra onde você esteja mandando suas fotos, tenha sempre uma cópia reserva offline. Nunca se sabe quando o serviço vai acordar de mau humor e apagar tudo.
Com Informações: OMG! Ubuntu!
Artigos relacionados:
- Nova política de privacidade expõe fotos de criador do Facebook [atualizado]
- Sujeito vai preso por postar fotos de ex nua no Facebook
- Facebook extingue notificações de aplicativos