Finalmente uma boa notícia sobre a mais recente atualização do algoritmo do Facebook. A rede social promete reduzir bastante a frequência de links com chamadas ‘caça-cliques’, daquelas que te deixam sem um pedaço importante da informação, te obrigando a clicar no link para saber do que se trata.
“Esses posts tendem a ter um bocado de cliques, e assim acabam sendo mostrados para muitas pessoas, e aparecem melhor no feed de notícias. No entanto, uma pesquisa com os usuários revelou que em 80% dos casos, eles preferiam manchetes que os ajudassem a decidir se queriam ou não ler aquele conteúdo antes de clicar”, esclareceram Khalid El-Arini e Joyce Tang, em postagem no blog do Facebook.
Para descobrir quais são os links click-bait, o Facebook diz que vai monitorar o tempo gasto depois do clique (considerando que conteúdos bacanas são mais longos de ler, o que é bem questionável em relação a listas e conteúdos mais rápidos) e medindo também a proporção entre os cliques e as interações (comentários, compartilhadas e likes) na postagem. Ou seja, além de evitar o caça-clique, o Facebook pretende valorizar conteúdos que engajadores, que estimulem a discussão e que sejam tão bons que as pessoas queiram dividi-los nas suas próprias timelines.
A medida também é acompanhada de uma sugestão de boas práticas na hora de distribuir conteúdo – ao invés de colar o link no texto da postagem, ou de inseri-lo como parte da legenda da foto, o Facebook quer que as publicações publiquem o seu material como links, que trazem automaticamente a imagem de destaque para a postagem.
(cá entre nós, isso às vezes precisa de um ajuste na sua publicação, para indicar ao Facebook qual imagem trazer como destaque)
Portanto, se você anda achando o alcance da sua página meio baixo, vale conferir se você está seguindo o manual do Facebook de boas práticas e se os seus títulos não andam muito caça-cliques. Porque, você já deve saber, em Roma, como os romanos – caso contrário, seu conteúdo vai chegar a ainda menos pessoas da sua base de fãs.
Queria apenas saber o que o UpWorthy vai fazer agora.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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