Dentre as redes sociais do momento, o Facebook continua sendo a mais importante para quem quer atrair novos visitantes. Segundo um relatório da Shareaholic, que analisou mais de 300 mil sites, que juntos respondem por mais de 400 milhões de impressões mensais, o Facebook é responsável hoje por 23,4% do tráfego web, o que dá à rede social de Mark Zuckerberg uma influência em cerca de uma em cada quatro páginas acessadas na web.
Essa estatística é ainda mais impressionante se compararmos com a porcentagem medida no ano passado, que indicava que 9,3% das visualizações de páginas eram provenientes do Facebook, evidenciando um crescimento de mais de 150% de um ano para outro.
O Pinterest aparece como segunda rede social com mais influência no tráfego web, com 5,7%, seguido pelo Twitter, com 1,14%. Outras redes menores, como StumbleUpon, Reddit, YouTube, Google+ e LinkedIn não chegam a somar 1% cada uma.
Em termos numéricos, fica quase impossível negar a importância do Facebook, já que ele é capaz de influenciar 4 vezes mais tráfego do que o Pinterest, e praticamente 23 vezes as referências do Twitter. Independentemente de qualquer vantagem de segmentação das outras mídias, fica muito difícil competir com uma rede social capaz de influenciar 25% da internet. A quantidade de pessoas que o Facebook é capaz de impactar, mesmo com seus algoritmos esquisitos, ainda é bastante relevante, e não dá para deixar de utilizá-lo.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie