Há alguns meses, foi descoberto no Facebook Messenger um recurso de pagamento para amigos; agora, ele foi ativado para o público em geral. Os brasileiros, no entanto, terão que esperar mais um pouco.
A nova funcionalidade está incorporada diretamente no app. A única coisa que você precisa fazer para dar dinheiro a um amigo que pagou suas contas, aluguel ou jantar é adicionar seu cartão de débito na conta.
Depois, basta selecionar o contato, o valor a pagar, e pronto. Você não paga nenhuma taxa, e o dinheiro é transferido de uma conta bancária para outra. Funciona assim:
O vídeo acima não mostra algo importante: as medidas de segurança. Você pode criar uma senha numérica para liberar o recurso de pagamento: dessa forma, se alguém pegar seu smartphone, não poderá enviar dinheiro para quem quiser. Em dispositivos iOS, você pode usar o Touch ID para liberar os pagamentos.
Além disso, as transações são privadas: ou seja, seu feed de notícias não será atualizado quando você pagar US$ 5 para um amigo.
O Facebook está bastante interessado em se tornar um intermediário para pagamentos: no ano passado, a rede social contratou David Marcus, ex-presidente da PayPal, como o chefe do Messenger. Dessa forma, o app pode render dinheiro à medida que os usuários fazem transações.
O novo serviço já está sendo distribuído para iOS, Android e na web, e estará disponível para todos “nos próximos meses”, mas só nos EUA.
No Brasil, o Facebook aceita pagamentos via cartão de crédito, boleto bancário, MercadoPago, PayPal, entre outros; mas talvez precise de mais algum tempo para lidar com depósitos entre contas no país. [Facebook]
O post Facebook libera recurso para enviar dinheiro a contatos do Messenger apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.