2012 foi um ano especial para a área de telefonia e banda larga no Brasil. Foram fatos demais que se concentraram em apenas um ano, tendo em vista que telecom é um setor cheio de burocracias das próprias operadoras e de órgãos reguladores. Acompanhe nesse capítulo da restrospectiva 2012 os principais fatos que marcaram o ano da telecom no Brasil.
Wi-Fi, meu querido, seja bem-vindo!
Posso falar, sem sombra de dúvidas, que serviços de rede Wi-Fi foi o que mais cresceu no Brasil. Tudo bem que apenas a TIM e a Oi contribuíram para esse crescimento, mas afirmo que nesse aspecto as duas operadoras estão fazendo direitinho o dever e casa.
Desde que a Oi comprou a Vex, a operadora não parou de expandir sua rede. E foi muito fácil crescer porque a operadora firmou contrato com a Fon, de forma que os clientes Velox com novos modems compartilham sua própria conexão. A operadora conta hoje com mais de 17 mil hotspots espalhados por todo o Brasil, mas vale lembrar que essa rede volumosa dificilmente se expandirá em São Paulo, tendo em vista que a Oi não tem rede fixa por lá.