Quinta-feira da semana passada, saí da redação e fui para a academia. Quando cheguei, a recepcionista disse que o meu plano estava vencendo e precisaria ser renovado, uma vez que eu quisesse continuar praticando atividade física. Pedi para que ela me mostrasse os preços para os planos de três, seis e 12 meses para analisar qual estava mais barato. Assim que vi os valores perguntei: “Não tem como fazer um desconto?”. Essa é uma pergunta recorrente para aqueles que trabalham com serviços ou comércio varejista. Afinal, o cliente quer sempre os melhores preços e condições de pagamento. Mas, quando atender o desejo do consumidor e fornecer o almejado desconto?
Muitos empreendedores acreditam que dar um descontinho é fundamental para não perder o cliente. Contudo, de pechincha em pechincha, você, empreendedor, acaba criando um vício e deixando de cobrar o preço correto por aquele serviço ou produto. Para não perder o cliente, é interessante, de acordo com especialistas, explicar ao consumidor o porquê daquele valor, demonstrando o que está sendo cobrado com clareza.
Todos os descontos ou promoções devem ser previamente determinados e calculados. Isso porque dar descontos indiscriminadamente faz com que as margens de lucro do negócio diminuam. Além disso, o empreendedor corre o risco de desvalorizar a sua marca e estimular o consumidor a sempre pedir o desconto. Afinal, uma vez concebida a redução no preço, dificilmente o cliente aceitará pagar mais na próxima compra. E você, leitor, trabalha os descontos no seu empreendimento?