X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Filmes sobre Edward Snowden, Alan Turing e Stephen Hawking são premiados com o Oscar


O prêmio Oscar deste ano tinha alguns indicados com uma grande proximidade à ciência e tecnologia. Felizmente, cada um desses filmes recebeu um prêmio.

Citizenfour, que conta a história de Edward Snowden e suas revelações sobre a NSA, levou o Oscar de melhor documentário.

O filme tem esse nome porque a diretora, Laura Poitras, recebeu de Snowden um e-mail criptografado no qual ele se denominava “Citizenfour”. Em junho de 2013, ela foi a Hong Kong acompanhada pelo jornalista investigativo Glenn Greenwald e filmou os encontros com o delator – eles servem de base para o documentário.

>>> Em documentos vazados por Snowden, NSA se diverte com espionagem
>>> Sem conseguir asilo no Brasil, Edward Snowden continuará na Rússia

Ao preparar o filme sobre a espionagem americana, Poitras tomou diversas precauções para não ser detectada. Na verdade, ela usou diferentes softwares de criptografia e anonimato – incluindo Tor, TailsGPG (GNU Privacy Guard) e Truecrypt – que se tornaram mais conhecidos após o escândalo da NSA. Eles são listados no final do filme; a EFF (Electronic Frontier Foundation) reuniu todos neste link.

Citizenfour não será o único filme sobre Snowden: o diretor Oliver Stone (Scarface, O Expresso da Meia-Noite) fará uma versão hollywoodiana da história, chamada Snowden, que vai estrelar Joseph Gordon-Levitt ((500) Dias com Ela, Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge) e vai estrear em dezembro nos EUA.

Além disso, a Sony comprou os direitos de fazer um filme sobre o livro Sem lugar para se Esconder, de Glenn Greenwald, que conta o papel do jornalista nas revelações sobre espionagem de 2013.

Hawking e Turing

A Teoria de Tudo e O Jogo da Imitação, que tratam da vida do astrofísico Stephen Hawking e o pai da computação Alan Turing, estavam concorrendo ao Oscar de melhor filme – e acabaram perdendo para o ótimo Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância).

Felizmente, eles não saíram de mãos vazias. Eddie Redmayne levou o Oscar de melhor ator por sua interpretação de Hawking em A Teoria de Tudo. O filme é baseado em um livro de Jane Wilde Hawking, ex-esposa do físico, que trata do seu relacionamento amoroso, dos desafios trazidos pela doença do neurônio motor, e do sucesso de Stephen na física.

O título do filme faz referência à teoria das cordas, às vezes chamada de “teoria de tudo”, que procura unificar todas as forças do universo ao representar pequenas partículas como cordas vibrantes unidimensionais. Hawking diz que esta é “a única candidata para uma teoria completa do universo”.

Por sua vez, O Jogo da Imitação levou o Oscar de melhor roteiro adaptado. Ele resume a trajetória de Alan Turing, que ajudou a decifrar o mecanismo usado pela máquina de criptografia Enigma usada pelos nazistas. Turing depois foi condenado a um tratamento com hormônios por ser homossexual, e cometeu suicídio em 1954. Depois de 61 anos, ele finalmente recebeu o Perdão Real.

>>> O Jogo da Imitação: boa biografia, mas feito para ser isca de Oscar
>>> Manuscrito escondido de Alan Turing vai a leilão

O roteiro é adaptado a partir da biografia Alan Turing: The Enigma, de Andrew Hodges, ainda sem tradução para o português.

Entre os vencedores do Oscar, também tivemos Interestelar (melhor efeito visual) e Operação Big Hero, uma animação da Marvel/Disney inspirada em robôs de verdade. Confira abaixo os ganhadores das principais categorias; os indicados estão neste link.

Melhor filme: Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)

Melhor direção: Alejandro G. Iñárritu, Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)

Melhor ator: Eddie Redmayne, A Teoria de Tudo

Melhor atriz: Julianne Moore, Para Sempre Alice

Melhor ator coadjuvante: J.K. Simmons, Whiplash: Em Busca da Perfeição

Melhor atriz coadjuvante: Patricia Arquette, Boyhood – Da Infância à Juventude

Melhor roteiro original: Alejandro González Iñárritu, Nicolas Giacobone, Alexander Dinelaris, Armando Bo, Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)

Melhor roteiro adaptado: O Jogo da Imitação

Melhor fotografia: Emmanuel Lubezki, Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)

Melhor longa de animação: Operação Big Hero

Melhor documentário: Citizenfour

Melhores efeitos visuais: Interestelar

Melhor canção original: “Glory”, por John Stephens e Lonnie Lynn, Selma

Melhor trilha sonora original: Alexandre Desplat, O Grande Hotel Budapeste

O post Filmes sobre Edward Snowden, Alan Turing e Stephen Hawking são premiados com o Oscar apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

feac zbk oEyE

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot