Uma pequena companhia espanhola chamada Nuevas Tecnologias y Energia derrotou a toda poderosa Apple em um processo movido por conta de possíveis violações de direitos autorais em um tribunal da Catalunha. Com a decisão, a pequena firma conseguiu o direito de voltar a importar seu próprio tablet ao país das touradas.
Em 2010 a Apple alegou a que Nuevas Tecnologias infringia diversas de suas patentes ao tentar vender no país um pequeno tablet Android fabricado na China. Em seu recurso, a firma sediada em Valência alegou que a gigante norte-americana utilizava práticas anti-competitivas e abuso de poder econômico.
“Entendemos que durante o lançamento do iPad a Apple fez de tudo para manter a maior quantidade possível de possíveis competidores longe do mercado”, afirmou Pedro David Pelaez, fundador da Nuevas Tecnologias, à rede de notícias Reuters.
“Vamos ser realistas, não somos nada. Eu não acho que a Apple está perseguindo apenas nossa empresa. Mas a soma de tantas empresas pequenas pode representar alguma coisa”, completou.
Além de ver seu tablet ter suas vendas liberadas, a Nuevas Tecnologias também pede uma indenização para compensar as perdas obtidas enquanto seu produto esteve longe das prateleiras. Antes de enfrentar problemas legais a empresa estimava comercializar 15 mil unidades de seu gadget, o que deveria lhe render um faturamento entre 4,5 milhões de euros e 5 milhões de euros.
Artigos relacionados:
- Apple vence Psystar nos tribunais. De novo.
- Apple revolucionará mídia impressa com Tablet?
- Bonequinho do Steve Jobs? Não pode mais vender (a Apple não deixa)
Firma espanhola vence Apple no tribunal e pode vender tablet Android