“Tanta coisa para fazer e nem sei por onde começar”. Já teve essa sensação? Aquele momento em que tudo parece fora de foco e não conseguimos enxergar o próximo passo? Sua lista de tarefas está ficando cada vez maior e você já consegue ouvir seu chefe cobrando tudo no dia seguinte… Você não está sozinho! Mais cedo ou mais tarde, isso acontece com todo empreendedor multitask. E a boa notícia é que dá para recuperar a concentração com sete passos simples, que o Time Management Ninja ensina.
Dê um tempo. Quando seu corpo pedir uma pausa, dê. Ande pelo escritório ou saia para tomar ar fresco por alguns minutos. Quando voltar, você estará mais motivado e poderá ver os problemas por um ângulo diferente.
Uma coisa de cada vez. A rotina multitask pode fazer você se perder de vez em quando. Nessa hora o melhor é parar todas as tarefas e se concentrar em apenas uma até retomar o ritmo.
Um passo para trás. Olhar a situação de longe é uma ótima dica para encontrar soluções mais eficientes. Reveja suas prioridades e olhe o projeto do começo ao fim. Assim você terá um panorama melhor e vai enxergar erros que passaram despercebidos.
Não fuja do plano. Olhe sua lista de tarefas. Você está fazendo alguma coisa do que colocou ali? Se não, está na hora de começar. Algumas atividades acabam tomando mais tempo do que planejamos ou nos levam a outras tarefas sem urgência. Volte ao que interessa!
Tudo a seu tempo. É impossível manter o mesmo nível de energia durante um dia inteiro de trabalho, por isso, escolha atividades mais simples nos momentos de preguiça e deixe as mais complexas para quando seu ânimo voltar.
Comece devagar. Se tiver dificuldades para pegar o ritmo, comece pelas tarefas menores. Quando perceber, já terá feito uma das partes mais importantes do projeto: os detalhes.
Tudo a prazo. Para aumentar sua produtividade e fazer o dia render mais, estabeleça deadlines para cada atividade. Respeitando prazos diferentes fica mais fácil decidir que tarefa fazer primeiro.