Segundo o Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de São Paulo (Sincor-SP), o mercado de seguros brasileiro encerrou o ano passado com faturamento de R$ 93,4 bilhões, cifra 14,2% superior à de 2011. O setor tem impulsionado o crescimento de franquias como a Seguralta. “Pretendemos dobrar a quantidade de franqueados e alcançar a marca de 1 mil até 2015”, afirma o diretor da Seguralta Franchising, Reinaldo Zanon.
A Seguralta oferece seguros de diversos ramos, entre eles automóvel, residencial, vida, empresarial, além de outros produtos como consórcio e previdência privada. Há mais de 40 anos no mercado, em 2008 a empresa investiu no modelo de franchising, multiplicando suas unidades e receita. Para Zanon, o investimento na Seguralta é bastante certeiro não só devido ao crescimento do setor de seguros como também do setor de franchising, que cresceu 16,2% em 2012 com relação a 2011, atingindo o faturamento total de R$ 103 bilhões. “Investir no setor de franquias é bastante seguro, já que a taxa de mortalidade é bem menor que nos demais negócios”, complementa. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a taxa de mortalidade entre franquias é de 15%, enquanto nos demais negócios é de 80%.
Para aqueles que desejam se tornar um franqueado da Seguralta, a rede oferece diferentes formatos de negócios: standard, direcionada aos que buscam uma estrutura com padronização no local; e home based, modelo de microfranquia em que o empresário pode trabalhar em casa. O investimento inicial varia de R$ 16,5 mil a R$ 120 mil e o lucro médio é a partir de R$ 8 mil mensais.