Nós do youPIX estamos mega engajados na luta pra manter a nossa liberdade aqui na internet (aqui você pode ajudar com um tuite) e agora contamos com um aliado de peso: o Google acaba de lançar uma campanha-manifesto por uma internet livre, a Free and Open Web.
“Nós somos a web, uma internet livre e aberta só depende de nós“, diz campanha.
Entre hoje e o dia 14 de dezembro, alguns governos querem fazer uma reunião fechada pra decidir o futuro da internet. Alguns governantes querem aumentar a censura e controlar a web.
Leia a seguir trechos do manifesto e clique aqui pra expressar sua opinião à respeito!
“A Internet dá autonomia a todos, pois qualquer pessoa pode falar, criar, aprender e compartilhar. Ela não é controlada por ninguém, nenhuma organização, indivíduo ou governo. Ela conecta o mundo. Hoje, mais de dois bilhões de pessoas estão on-line, quase um terço do planeta. Hoje, mais de dois bilhões de pessoas estão on-line, quase um terço do planeta.
Há uma repressão crescente da liberdade na Internet. Quarenta e dois países filtram e censuram conteúdos. Apenas nos últimos dois anos, os governos aprovaram 19 novas leis que ameaçam a liberdade de expressão on-line.
A União Internacional de Telecomunicações (UIT) está reunindo reguladores de todo o mundo para renegociar um tratado de comunicações estabelecido há décadas. As alterações propostas para o tratado podem instaurar a censura e ameaçar a inovação.
Apenas os governos têm voz na UIT. Isso inclui os governos que não apoiam uma Internet livre e aberta. Engenheiros, empresas e pessoas que constroem e usam a Web não têm voto. A UIT também é sigilosa. A conferência sobre o tratado e as propostas são confidenciais. A política relativa à Internet deve funcionar como a Internet: aberta e inclusiva. Os governos por si sós não podem determinar o futuro da Internet.
Pessoas de todo o mundo estão defendendo a liberdade.
Usuários, especialistas e organizações de todo o mundo expressaram sua oposição aos governos que regulamentam a Internet através da UIT”.
NO BRASIL… O MARCO CIVIL!
No Brasil, sabemos que a nossa liberdade aqui na internet continua ameaçada. O Marco Civil da Internet, projeto de lei que vai definir os direitos dos internautas brasileiros (ou seja: VOCÊ!), teve sua votação adiada mais uma vez e, se não fizermos alguma coisa, poderá ser adiada indefinidamente.
Alguns pontos do projeto continuam emperrando o acordo entre todos os deputados e atrasando (ou anulando) a votação.
Esses pontos controversos dizem respeito à Neutralidade da Rede, Direitos Autorais e guarda de dados de usuários. Traduzindo: a sua liberdade de navegar sem ter que pagar mais por tipo de conteúdo acessado, sua liberdade de expressão e sua privacidade.
Por isso, lançamos aqui mais uma simples campanha pra quem quiser se engajar na luta a favor da sua própria liberdade. Dessa vez, direcionada ao presidente da Câmara, o Deputado Marco Maia, que é quem tem poder pra fazer a votação do Marco Civil voltar à pauta do plenário.
Na semana passada, ele cancelou a votação do Marco Civil até que todas as partes entrem em um acordo. Diz ele que o projeto “não está sendo encarado com a devidade prioridade” e que o plenário não quer efetivamente votar já que “outros interesses estão predominando”.
Se você quer continuar tento um ambiente livre pra falar o que quiser, postar, baixar, remixar, se expressar, trocar e navegar na internet sem qualquer tipo de censura, clique aqui e avise o presidente da Câmara que você quer sua internet livre.