O Nike+ é uma ferramente bem animal para corredores terem todos os detalhes de seus percursos. Mas e o resto de sua vida além de correr? E se o Nike+ pudesse salvar a trajetória de todo o resto? É o que o novo Nike+ Fuelband faz, uma evolução do Nike+ em uma pulseira no estilo da Livestrong, quer fazer.
A ideia de usar algo para anotar todas as suas atividades físicas durante o dia não é exatamente nova. A Fitbits fez isso com algum sucesso, a Jawbone falhou absurdamente na mesma ideia e há diversos outros relógios especiais que você pode encontrar com facilidade. Mas o Nike+ Fuelband é um brinquedo diferente, já que a ideia é prover um formato simples de mensuração para todo tipo de atividade. Como ele funciona?
Ele não conta passos. Ele não marca quilômetros. O truque do Nike+ Fuelband é que ele usa a “cinética do oxigênio” para descobrir quanto de oxigênio você está usando e traduz a entrada e saída em uma “medida universal” batizada de Nikefuel. Todos, seja você um jogador de basquete, de futebol ou um jogador de jogos de PC, podem ser medidos com o Nikefuel. Quanto mais atividades você fizer durante o dia, mais Nikefuels você ganha por dia. A Nike diz que correlacionou a entrada de oxigênio com atividades físicas específicas e encontraram uma forma de traduzir isso para o Nikefuel. Trata-se basicamente de um algoritmo esperto e exclusivo da Nike que coloca todos na mesma unidade de medida.