Popstarbook é uma rede social de arte, cultura e entretenimento, que nasceu em 29 de setembro de 2011 com o desafio de não ser apenas mais uma rede social, mas de aparecer e acontecer com um projeto inovador. E está conseguindo.
Com três meses de vida, a Popstarbook já conseguiu implementar ideias nunca antes experimentadas em uma rede social e que já estão fazendo sucesso. Uma delas é o projeto Conexiones Artísticas Brasil-Uruguay, o primeiro projeto de integração artística virtual feito entre dois países na América Latina, e que conta com o apoio do Ministério das Relações Exteriores do Uruguai, da Câmara de Comércio Brasil-Uruguai do Rio de Janeiro e do Instituto Cultural Brasil-Uruguay. Com um mês e meio de vida, o Conexiones já tem em seu portfólio alguns dos melhores artistas uruguaios e artistas brasileiros de 15 estados, entre eles músicos como Wanessa Camargo, Banda do Programa Altas Horas e Byafra.
Artistas plásticos, DJs, bailarinos, companhias de dança, produtores, poetas e artistas de praticamente todas as atividades já estão no projeto, que ainda está na fase de cadastramento mas que este ano promoverá uma séria de ações de integração de divulgação dos artistas.
“Quando criamos Popstarbook, nos colocamos no lugar do usuário e nos perguntamos: para que eu preciso de outra rede social? Por que vou criar e administrar mais um perfil? Todo o nosso trabalho foi baseado na resposta a essas perguntas. Criamos uma rede onde o usuário tem um ‘prazeroso dever’ de entrar. Damos motivações, oferecemos oportunidades. Se você é artista, tem talento, mas não teve ainda oportunidade de emplacar ou deseja mais visibilidade, nós vamos proporcionar isso a você”, defende João Corrêa, diretor-geral da rede.
A Popstarbook foi projetada para ser uma “rede de visibilidade”. O artista trabalha para atrair muitos fãs e para ter seus vídeos e fotos votados. Em troca, ele tem vários benefícios. Ainda este ano, Popstarbook planeja ser a primeira rede do mundo a oferecer visibilidade para seus usuários fora da internet. ”Este é um projeto que estamos guardando a sete chaves, mas que vai ter grande impacto, especialmente para os artistas que necessitam divulgar seus trabalhos e suas marcas. Além disso, seremos a primeira rede a ter um site de paradas de sucesso de seu conteúdo. O PopstarParade, que toda semana divulgará os mais votados em várias categorias, de música, a dança, passando por videos e artes plásticas”, conta João.
Mas, e quanto aos fãs? Como os artistas vão atrair fãs para mais uma rede social? Para ajudar nessa tarefa foi criado o projeto Noite Certa, que já se transformou na maior distribuidora de ingressos gratuitos para cinema, shows, teatro, festas e restaurantes. A primeira página do projeto, o Noite Certa Rio, em menos de dois meses distribuiu dezenas de ingressos gratuitos e teve mais de 12 mil acessos.
“O Noite Certa é um perfil dentro de Popstarbook e as promoções são feitas na área de Free Tickets, desenvolvida para que cada perfil possa disponibilizar alguma coisa de graça para seus amigos. É uma área com banners das promoções e onde os usuários clicam no botão ‘I want’ para computar seu voto. Quem mais clica na promoção durante o período estipulado leva o ingresso. O resultado sai na hora, online, e é visível para todos, como num jogo. Para clicar mais de uma vez na promoção, o usuário precisa fazer logout na rede e retornar. Isso valorizou muito nossa página de logout, destinada a anúncios e aumentou a fidelidade do usuário à rede”, explica Adriana Leskowitz, diretora do Projeto Noite Certa e sócia da startup. Segundo a diretora do projeto, os ingressos eram comprados inicialmente pela Popstarbook, mas o sucesso foi tão grande que empresas e restaurantes agora enviam dezenas de ingressos.
“Passamos a ter custo zero com o projeto e em breve teremos lucro por causa dos anúncios. Os empresários perceberam que um usuário que vai a um restaurante com ingresso de cortesia, volta depois pagando. O projeto deu tão certo que já estamos planejando a abertura do Noite Certa SP e do Noite Certa Montevidéu. O Céu é o limite para a expansão”, acredita Adriana, que já vê o dia em que milhares de perfis estarão oferecendo alguma coisa de graça na rede. “Teremos milhares de promoções e já estamos desenvolvendo mecanismos de busca para que os usuários tenham acesso a todas elas”.
Tantos projetos e motivações fizeram a Popstarbook ter, em menos de três meses, artistas e fãs de 23 dos 26 estados brasileiros, e de 21 países de três continentes (América, Europa e Ásia), com destaque, além do Brasil, para Uruguai, França, Estados Unidos e Reino Unido.
“Somos pequenos com fome de gente grande. Temos total consciência do mercado em que entramos e sabemos que é necessário criar motivações, fazer o usuário querer nos conhecer, querer participar, sonhar em conquistar benefícios. Em curto e médio prazo não concorremos com outras redes, pois as motivações que levam alguém a criar um perfil em Popstarbook são diferentes. Motivação é a nossa palavra de ordem. Despertamos o sonho e a esperança do estrelato, em todas as suas concepções. Despertamos a vaidade e a vontade de se ganhar alguma coisa. Somos uma rede web, mas conscientes de que a web não está mais só na web, está no dia-a-dia, em todos os momentos e lugares. E nós estaremos juntos. Seremos uma rede social presente em todos os momentos de nossos artistas e fãs. 2012 promete”, anima João.