Anunciada no final de junho durante o evento para desenvolvedores Google I/O, a nova versão do Android, de codinome Jelly Bean, está começando a ser distribuída aos usuários da plataforma. Como de costume, os aparelhos da linha Nexus serão os primeiros a receberem o Android 4.1, iniciando pelo Galaxy Nexus com conectividade HSPA+.
Os mais sortudos receberam a notificação de atualização ontem. Em alguns dias, todos poderão instalar um Android com teclado virtual mais preciso, atualizações inteligentes de aplicativos, central de notificações mais completa, assistente de voz e outras pequenas melhorias. O Jelly Bean também está mais ágil, graças ao Project Butter, uma tentativa do Google de tornar a experiência do Android mais “rápida, fluída e suave”.
A atualização será distribuída over the air até o fim do mês aos proprietários de Galaxy Nexus (inclusive a versão com conectividade LTE), Nexus S, Motorola Xoom e Nexus 7. O aviso ainda não apareceu no meu Galaxy Nexus, mas é prática comum dos fabricantes liberar atualizações em “ondas” para evitar que uma falha afete muitos usuários ao mesmo tempo. Há um truque para furar a fila, mas mesmo assim a atualização não é garantida.