Imagine várias pessoas competindo entre si para dar um retorno para sua marca. Parece irreal, não é mesmo? Mas é isso que a estratégia de marketing por gamefication pode possibilitar. Em troca de uma recompensa, o usuário se propõe a jogar e conquistar posições melhores que a dos seus adversários.
A ação de gamefication propriamente dita é diferente do social game, pois consiste em transformar algum hábito em jogo. Entretanto, as redes sociais são responsáveis por criar um estímulo capaz de reunir um grupo de pessoas onde elas agregarão valores a uma marca usando o sentimento de competição. Um exemplo disso são os concursos culturais que incentivam os usuários a somar votos que se transformam em premiação.
Fazer análise quantitativa de uma rede social já é usar organicamente uma estratégia de gamefication. A coleção do número de seguidores no Twitter e fãs no Facebook geram comportamento competitivo, em busca de menções de marca originadas espontaneamente pelos usuários. A importância desse fenômeno contribui para que as marcas sejam favorecidas e que os membros de várias comunidades possam se destacar através de uma competição. Entretanto, a proposta de games deve ter algum fundamento que vá oferecer, de forma lúdica, o engajamento de quem joga com a marca.
Separamos algumas dicas essenciais para quem quer usar essa estratégia de marketing nas redes sociais. Veja:
Reconhecer quem conhece: premiar com estrelinhas e qualificar o usuário pela quantidade de participações reforça o comportamento de sempre voltar àquele site ou aplicativo, ou seja, quanto mais o usuário lê sobre determinado tema, mais medalhinhas e distintivos de “grande entendedor do tema” vai ganhando. Logo, ele pode tornar-se um embaixador da marca.
As pessoas estão mais propensas a se envolver com uma marca (visitar o site com mais frequência, cadastrar, compartilhar com amigos) quando há recompensas para suas ações. E quanto mais você oferecer recompensas que são progressivas, maior o interesse e desejo das pessoas.
Introduza uma história: para ser um desafio é preciso antes de tudo fazer sentido. Por isso, uma narrativa é fundamental para a coerência do visual e das bonificações que o usuário irá adquirir.
Ser desafiante: se não houver desafio não há motivação. Ofereça missões e deixe claro os objetivos que os usuários devem conquistar. Missões que engajam um usuário aos seus amigos são uma ótima pedida!
Parabenize: ao completar um desafio, uma missão ou algum objetivo específico é importante, além de recompensar o usuário, mostrar seu progresso através de rankings ou barra de progresso. Quando há rankings o engajamento dos participantes na dinâmica é muito maior. Isso acontece porque para o usuário é motivador subir de nível e poder comemorar e compartilhar com os amigos.
Não caia na mesmice: surpreender as pessoas com algo inesperado é sempre uma ótima escolha quando falamos de gamification. O interesse pelo fator surpresa gera envolvimento e tem o poder de viralização.