O hit de 2012 do coreano PSY não parou de crescer em visualizações no YouTube nos últimos anos. A canção continuou contabilizando novos plays, até que… o contador do YouTube quebrou!
Isso aconteceu assim que o clipe de Gangnam Style ultrapassou os 2.147.483.647 views, já que a variável inteira usada na contagem, de 32-bits, havia chegado ao seu limite máximo, impedindo a adição de novas visualizações.
A solução foi atualizar a variável inteira do contador para uma 64-bits, que agora passa a permitir um total de 9 quintilhões de visualizações – ou, para ser mais exato, chega à contagem máxima de 9.223.036.854.775.807 unidades.
“Nunca imaginamos que um vídeo seria assistido mais do que o valor máximo permitido por uma variável inteira de 32-bits”, explicou o YouTube em um comentário no vídeo de Gangman Style. “Mas isso foi antes de PSY. Gangman Style foi visto tantas vezes que precisamos fazer uma atualização”, esclareceram.
Aproveitando a pausa para fazer essa modificação, os desenvolvedores do YouTube também incluiram um divertido easter egg no contador de visualizações do site. Nos vídeos que ultrapassarem o valor máximo permitido por uma variável inteira de 32 bits, ao passar o mouse sobre o contador será possível ver o quanto ele passou do máximo permitido antes da atualização ao mostrar um número negativo – exatamente o que iria acontecer se os desenvolvedores não tivessem alterado o algoritmo.
Que Kim Kardashian que nada – quem quebrou a internet foi PSY!
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie