Se um dia eu resolvesse ter filhos, e viesse uma menina, eu adoraria que ela se parecesse com as garotinhas de Potty-Mouthed Princesses Drop F-Bombs for Feminism (com exceção de todo esse rosa, claro), comercial da marca de camisetas FCKH8. A ideia toda parte da seguinte questão: o que a sociedade considera mais ofensivo, sacanear com uma mulher de todas as formas possíveis ou uma garotinha de boca suja? Aparentemente, a maioria opta pela segunda alternativa.
O vídeo, que foi removido do YouTube mas pelo menos por enquanto continua disponível no Vimeo, é simplesmente sensacional. Ao longo de 2 minutos e 35 segundos, vemos meninas de 6 a 13 anos vestidas como princesas rasgando o verbo em relação ao sexismo que ainda impera na sociedade. Questões como a falta de condições de igualdade entre os gêneros no setor profissional, ou o fato de que 1 entre 5 mulheres são estupradas ou sofrem ataques sexuais são alguns dos assuntos abordados. E isso é só o começo.
É curioso a gente observar como algumas pessoas se ofendem com palavras, mas não com os atos em si. E como toda vez que alguém resolve falar sobre o assunto, chovem comentários absurdos, dizendo que a desigualdade é uma invenção feminina, que mulher adora reclamar e um caminhão de ideias errôneas sobre o que seria o feminismo – se este é o seu caso, ouça o Braincast 129.
O comercial também conta com a participação de um garoto de 12 anos usando um vestido rosa, com uma frase que resume tudo: “Quando você diz a meninos para não ‘agirem como uma menina’, é porque você acredita que é ruim ser uma menina”.
O vídeo é em inglês, sem legendas, mas não é muito difícil de entender, especialmente os palavrões. Que venham outros como este!
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie