X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

[Gawker] Por dentro do LulzSec: Como os famosos hackers conheceram o criador da Wikileaks


Por 50 dias, durante o verão de 2011 no hemisfério norte, os membros do Lulz Security foram os hackers mais famosos do planeta. Uma subdivisão do grupo hackertivista Anonymous, o LulzSec detonou a Fox Broadcasting, tirou o site da CIA do ar e vazou centenas de milhares de senhas dos clientes da Sony, se gabando de cada um de seus novos hacks na conta de Twitter do grupo.

Durante o auge de seus exploits, o jornalista Parmy Olson conseguiu falar com os membros chave do LulzSec, como o Topiary, o inteligente porta-voz do grupo, e o Sabu, o verdadeiro líder do LulzSec que virou informante do FBI e ajudou a acabar com o grupo. O novo livro de Olson, We Are Anonymous, conta a fascinante história de ascensão e queda do LulzSec.

Um dos episódios mais intrigantes durante o curto perído que o LulzSec atuou, foi quando o fundador da Wikileaks, Julian Assange aparentemente tentou recrutá-los para hackear seus inimigos. O trecho a seguir de We Are Anonymous detalha um encontro online até então secreto que se passou em Julho de 2011 entre os hackers do LulzSec e um representante* da Wikileaks chamado “q”. – Nota do editor.

Para Assange um simples ataque DDoS no CIA.gov foi uma piada necessária. Desde que o Anonymous tinha ido em sua defesa em dezembro, ele tinha passado os últimos meses lutando contra a ameaça de extradição dos Estados Unidos e acusações de traição por causa da divulgação de telegramas diplomáticos na Wikileaks. Autoridades suecas haviam duplicado seus problemas ao acusa-lo de tentativa de estupro, o que significava que ele estava lutando contra a extradição para a Suécia também. No meio tempo, ele estava hospedado na mansão de um jornalista inglês, usando uma tornozeleira eletrônica, e tentando acompanhar a evolução no mundo da cyber segurança. Estava sendo difícil não notar o LulzSec. Por um lado, o grupo parecia um bando de comediantes destemidos. Por outro, ele claramente tinha hackers habilidosos na equipe.

Impressionado, e talvez incapaz de se conter, Assange abriu a conta de twitter principal da WikiLeaks e postou isso para quase um milhão de seguidores: “Apoiadores da WikiLeaks, o LulzSec derrubou a CIA…que tem uma força-tarefa cuidando da WikiLeaks”, acrescentando: “a CIA finalmente aprendeu o verdadeiro significado de WTF.” Logo após algumas agências de notícias e websites alegarem que a WikiLeaks estava apoiando o LulzSec, ele deletou o primeiro tweet. Ele não queria estar publicamente associado com o que claramente eram hackers black hat. Ao invés disso, ele decidiu que era o momento para secretamente entrar em contato com o audacioso grupo que estava roubando os holofotes. Em 16 de junho, um dia depois de Ryan colocar seu botnet no CIA.gob, um associado da WikiLeaks contatou Topiary [porta-voz do Lulzsec].

“Eu tenho um contato na WikiLeaks que gostaria de falar com você”, a pessoa disse, e o direcionou para um novo servidor de iRC que poderia servir como território neutro para uma conversa particular. A rede era irc.shakebaby.net e o canal era #wikilulz. Topiary ficou imediatamente cético e achando que o contato estava trollando.

Quando ele finalmente falou com um membro da equipe do WikiLeaks conhecido como q, que estava no canal com o nick de Dancing Balls, ele pediu  para alguém postar alguma coisa na conta do Twitter da WikiLeaks. Assange, que supostamente era o único que tinha acesso, o fez, postando algo sobre o eBay, e deletando o post em seguida. Topiary fez o mesmo fez o mesmo na conta do Twitter do LulzSec. Mas ele precisava de mais provas, já que o feed da Wikileaks poderia ter sido hackeado. q disse que poderia fazer isso. Dentro de cinco minutos, q colou um link para o YouTube no chat do IRC, e disse para o membro do LulzSec dar uma olhada.

Topiary abriu e viu imagens em vídeo de uma tela de laptop e o mesmo chat de IRC que eles estavam conversando, com o texto se movendo em tempo real. E então a câmera foi movida para mostrar um Julian Assange grisalho sentado na frente do laptop e olhando para ele, com o queixo encostado nas mãos. Ele usava uma camisa branca e a luz do sol passava por uma janela decorada com cortinas extravagantes. q deletou o vídeo de vinte e dois segundos logo depois. No canal do IRC com Topiary e q estava também [o líder do LulzSec] Sabu, muito provavelmente com agentes do FBI bastante interessados em monitorar a conversa.

“Diga ao Assange que eu mandei ‘oi’”, Sabu disse para q.

“Ele mandou um ‘oi’ de volta”, q disse.

Em um primeiro momento Topiary estava nervoso. Ali estava o próprio Julian Assange, o fundador da WikiLeaks, entrando em contato com sua equipe. Ele não conseguia imaginar porque ele queria conversar com eles. E então ele notou o que q e Assange estavam falando. Eles estavam elogiando o trabalho do LulzSec, acrescentando que eles riram com o ataque DDoS na CIA.

Com todos os elogios, até parecia que eles estavam nervosos. Por uma fração de segundo, o LulzSec parecia ser muito maior do que Topiary jamais imaginou.

Nesse momento alguns outros do núcleo da equipe ficaram sabendo o que estava acontecendo e haviam entrado na sala de chat. Sabu fez um resumo rápido do que estava se passando, e então disse que isso poderia significar atingir alvos maiores.

“Minha equipe está disposta a atacar sites governamentais tradicionais,” ele disse a Assange e q no chat. “Mas como o vídeo foi removido, alguns deles estão céticos.”

“Sim, eu removi o vídeo já que ele era só para você, mas posso gravar outro se você quiser : )”, q disse.

“Se nós precisarmos de mais provas (por causa da minha equipe) ok”, disse Sabu. “Mas no momento parece que tudo bem.”

E então q começou a explicar porque ele e o Assange haviam contatado o LulzSec: eles queriam ajuda para se infiltrar em vários sites corporativos e governamentais da Islândia. Eles tinham muitos motivos para querer vingança.

Um jovem membro da Wikileaks tinha recentemente ido para a Islândia e sido preso. A Wikileaks estava licitando acesso para uma central de dados em um bunker subterrâneo, mas havia perdido para outro licitante corporativo depois que o governo negou-lhes espaço. Outro jornalista que apoiou a WikiLeaks foi detido pelas autoridades. Assange e q pareciam querer tentar pegar o serviço de e-mail dos sites governamentais e procurar evidência de corrupção ou pelo menos evidência de que o governo estava sendo injusto ao mirar a WikiLeaks. A imagem que eles estavam tentando passar era que o governo da Islândia estava tentando suprimir a liberdade da WikiLeaks de divulgar informações. Se eles pudessem expor tais evidências, conforme eles explicaram, isso poderia ajudar a instigar uma espécie de revolta na Islândia e além.

No dia seguinte, q e Assange queriam falar com o LulzSec novamente. Talvez sentindo que Topiary ainda estava cético, q insistiu em fazer upload de outro vídeo. Ele mais uma vez mostrou a tela do laptop e da conversa dos dois no IRC sendo atualizada em tempo real, em seguida, um close do próprio Asssange, com a cabeça apoiada na mão novamente, mas dessa vez piscando e mexendo no track pad do laptop, e então falando com uma mulher que estava perto dele. A câmera então deu uma volta em torno de Assange antes do vídeo terminar. O vídeo havia sido filmado e enviado em menos de cinco minutos. Topiary, que tinha experiência com Photoshop e manipulação de imagens, calculou que modificar o chat do IRC e o Assange no mesmo vídeo em um curto espaço de tempo teria sido incrivelmente difícil, e ele começou a acreditar que tudo isso isso era real.

Mas q não estava pedindo ajuda para o LulzSec só pela bondade dos seus corações. Existia potencial para ganho mútuo. q estava oferecendo ao grupo uma planilha com dados governamentais secretos, um arquivo chamado RSA 128, que foi cuidadosamente criptografado e precisava ser crackeado. q não enviou, mas descreveu o conteúdo.

“Isso é algo bem difícil de crackear”, Sabu disse ao q. “Vocês tentaram força bruta?” q explicou que eles tinham computadores no MIT trabalhando no arquivo há duas semanas sem sucesso.

Topiary queria perguntar se Assange iria dar à equipe outras coisas para vazar, mas ele decidiu não fazer isso. Parte dele não queria saber a resposta para isso. Já estava começando a parecer que o LulzSec estava no caminho de se tornar a versão Black-hat da Wikileaks. Se a WikiLeaks estava sentando em uma pilha de dados secretos que eram simplesmente arriscados demais para serem vazados, então eles agora tinham um parente mais ousado e obscuro para ajudar a vazar.

Topiary decidiu mencionar que o LulzSec era a mesma equipe por trás do ataque ao HBGary. Assange disse que havia ficado impressionado com os efeitos do HBGary, mas acrescentou: “Vocês poderiam ter feito melhor. Poderiam ter visto todos os e-mails primeiro.”

“Nós poderíamos”, Topiary concordou, “mas não somos um grupo de vazamentos, nós só queríamos soltar tudo o mais rápido possível.”

“Sim, mas vocês poderiam ter liberado de uma maneira mais estruturada,” disse Assange.

“Nós não queríamos olhar 75000 e-mails à procura de corrupção”, Topiary refutou novamente. Ele lembrou como tinha vasculhado por esses e-mails procurando não por escândalos, mas pelas cartas de amor de Penny Leavy para os personagens de World of Warcraft de Barr e Greg Hoglund.

O grupo decidiu convidar Assange e q para sua rede de IRC no servidor do Sabu. Topiary criou um canal para todos eles conversarem e chamou de #IceLulz. q disse que ele desejava que a WikiLeaks pudesse ajudar o grupo com mais coisas como servidores ou até mesmo conselhos, mas eles não queriam deixar a conexão com o LulzSec óbvia demais. Na verdade, quando Topiary disse para q ir em frente e mandar o arquivo RSA 128 quando quisesse, ele pareceu dar para trás.

“É, quem sabe no futuro nós veremos onde isso vai dar”, q disse. Ele nunca mandou o arquivo, pelo menos não para o Topiary.

Ainda assim, Sabu estava “mais animado do que nunca”, devido ao fato que a WikiLeaks estava pedindo por sua ajuda, Topiary lembrou depois. Não está claro se Sabu estava na verdade assombrado pelo fato que ele estava agora ajudando também a implicar Assange. Seis meses antes, ele tinha acreditado tão apaixonadamente na causa da WikiLeaks que ele estava arriscando trazer seu nome hacker a público pela primeira vez em nove anos. Outra possibilidade: o FBI estava encorajando Sabu para entrar em contato com Asssange para ajudar a juntar evidências em um dos mais notórios criminosos de dados secretos do governo dos últimos tempos. Parece provável que se Sabu tiver ajudado a extraditar Assange dos Estados Unidos, por exemplo,  isso iria melhorar tremendamente seu acordo.

“É o nosso melhor momento”, Sabu disse para o grupo. Ele e q começaram a conversar com mais profundidade sobre os vários websites, e então Sabu enviou links de dois sites do governo e uma empresa para o resto do grupo, pedindo a eles para encontrarem uma maneira e entrar na rede e pegar e-mails. Nos dias seguintes, Topiary passou o trabalho de manter contato com a WikiLeaks a Sabu, e pelas semanas seguintes, Assange visitou a rede de chat do Lulzsec outras quatro ou cinco vezes.

Topiary deixou o canal do IRC #IceLulz aberto em seu laptop e o manteve assim. Apesar disso, logo ele virou um dos outros trinta canais que exigiam sua atenção, outra página piscando com texto vermelho.

*Um aviso: tratando-se do mundo sombrio dos hackers, é impossível dizer com certeza com quem o LulzSec conversou naquele momento. No livro, Olson aponta que q é uma figura controversa; alguns alegam que ele é um trapaceiro se passando por uma pessoa de dentro da WikiLeaks, enquanto outros alegam que ele é realmente alguém mais próximo de Assange. Se o Assange tentou solicitar hacks do LulzSec isso poderia ser legalmente condenável, mas as autoridades  terão dificuldades para provar.

e dqsdknxlParmy Olson é a chefe da sucursal de Londres da Revista Forbes.

Trecho extraído de We Are Anonymous: Inside the Hacker World of LulzSec, Anonymous, and the Global Cyber Insurgency por Parmy Olson. Copyright © 2012 Parmy Olson. Publicado por  Little, Brown and Company. Disponível para venda a partir de 5 de junho.

 

e di
e EuxmxryYLEM

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot