Como esperado, o Google apresentou hoje durante o evento para desenvolvedores Google I/O a próxima versão do seu sistema móvel Android. Ele é mesmo chamado Jelly Bean e tem o número de versão 4.1, como mostraram os vazamentos anteriores. O Nexus 7 tablet, que foi anunciado hoje, já vem com o sistema instalado. E ele vem com uma leva de novidades em relação ao Android Ice Cream Sandwich.
Para melhorar experiência do usuário no Android, o Google criou o chamado Project Butter para deixar ela “rápida, fluída e lisa”. Uma das ações que foram tomdas nesse projeto é criar um chamado Buffering triplo, que permite que a GPU, CPU e demais componentes acessem os componentes de maneira única, dentre outros. E aliado a isso, o suporte à telas sensíveis ao toque agora conta com um sistema que prevê onde o dedo vai tocar para tornar. O vídeo abaixo mostra as principais melhorias nessa área.
O gerenciamento de widgets recebeu novidades. Agora quando uma widget é alterada de tamanho, ela automaticamente se encaixa ao redor dos ícones numa determinada tela. E para excluí-la da tela, basta fazer o gesto de jogar para cima que ela automaticamente some. E quando você acha que a notória barra de notificações do Android não poderia ficar melhor, no Jelly Bean ela ganha ações estendidas. Desenvolvedores vão poder implementar ações nos avisos dos seus aplicativos, como por exemplo, expandir um email para lê-lo por inteiro sem abrir o aplicativo.