Desde a popularização do Twitter e das URLs curtas é possível afirmar que houve um crescimento de sites oferecendo esse tipo de serviço, como o brasileiro Migre.me e o americano Bit.ly. Uma das desvantagens de clicar em uma URL curta é que você não sabe exatamente para onde ela vai levar até clicar nela, o que dá espaço para golpes tipo phishing. Pensando em diminuir essa ocorrência, o Google criou hoje uma nova URL curta para usar oficialmente em sites próprios.
Em um anúncio publicado no blog oficial, o Google oficializou o novo endereço g.co, que vai redirecionar especificamente para produtos e serviços da empresa. Ele será um encurtador de URLs próprio usado internamente e que ninguém além do próprio Google terá acesso. O Goo.gl, lançado há algum tempo, vai continuar disponível publicamente para quem quiser usar.
Acho um esforço até nobre do Google em criar mais segurança com um novo encurtador, mas eles esqueceram que é facilmente possível forjar um link na web. Eu posso, por exemplo, digitar google.com e linkar para o Yahoo. Então ele não resolve o problema de ocorrência de scams com encurtadores de URL, mas ao menos deixa claro que links que genuinamente levam para um endereço g.co são confiáveis e do próprio Google.
Só se lembre de passar o mouse em cima do link antes e checar na barra de status se ele leva mesmo para um site com esse endereço.
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