Um ano depois do anúncio da chegada dos primeiros Chromebooks às prateleiras, a Samsung mostrou uma nova geração de máquinas rodando Chrome OS, sistema operacional baseado na nuvem mantido pelo Google. A apresentação foi feita junto ao gigante da web. Além de um tradicional computador móvel, agora a plataforma também conta com um pequeno computador de mesa entre seus representantes.
De acordo com os coreanos, o novo Chromebook tem tela de 12,1 polegadas com resolução de 1280×800 pixels, pesa 1,4 kg e tem bateria com autonomia para até seis horas de uso. O antigo processador Intel Atom saiu de campo para dar lugar para um novo chip Intel Sandy Bridge, o que de quebra que seu perfil tenha ficado ainda mais fino. Isso, graças aos fartos 4 GB de RAM do aparelho, permite que o novo computador seja até 3,5 vezes mais rápido que o antigo modelo, nas palavras da Samsung. Apenas com WiFi o computador poderá ser seu por US$ 449, enquanto a versão 3G custa US$ 549.
Mas a estrela do dia é o inédito Chromebox, primeiro computador de mesa de um grande fabricante a se prestar dos serviços do Chrome OS. Do tamanho de um Mac Mini, o computador usa processador Intel Celeron 867 de 1,9 GHz, que a Samsung jura oferecer desempenho bem maior que o Atom. O modelo também conta com 4 GB de RAM, tem seis (uia!) portas USB, dois slots DisplayPort++ (compatíveis com HMDI, DVI e VGA) e conexões por Wi-Fi e Ethernet.