Lembra que a Acer estava se preparando para lançar um smartphone e o Google estragou toda a festa? O CloudMobile A800 roda o sistema operacional Aliyun, desenvolvido pela chinesa Alibaba, e tinha potencial para competir com o Android na China. O Google explicou por que ficou incomodado: aparentemente, foi uma tentativa de evitar (mais) fragmentação no Android.
O Aliyun é um sistema que, assim com o Android, é baseado em Linux e possui código aberto. Mas não é só isso: o Aliyun também utiliza partes do SDK do Android e pode até rodar aplicativos do robô verde. O problema é que o Alibaba, empresa responsável pelo Aliyun, não segue recomendações da Open Handset Alliance, um grupo formado por grandes fabricantes (incluindo a Acer) criado para promover o Android e estabelecer padrões para que os aparelhos sejam compatíveis entre si.
Ao Ars Technica, o Google afirmou que é importante seguir padrões para “garantir uma experiência consistente para desenvolvedores, fabricantes e usuários”. Parece que isso não está dando muito certo, mas… bom, eles estão tentando. “Versões incompatíveis do Android, como o Aliyun, enfraquecem o ecossistema. Todos os membros da Open Handset Alliance concordaram em construir uma única plataforma do Android e não vender dispositivos não compatíveis com o Android”, disse o Google.