Que discussão interessante!
A gente já discutiu um monte aqui sobre isso! Empresas como Google, Facebook e outras grandes do mundo digital vivem de vender anúncios, veja aqui. E vendem anúncios baseados em que? Ué, na sua vida, nos seus dados, na sua privacidade, etc.
Esse assunto já foi exaustivamente discutido e oúltimo grande bafafá envolvendo a questão rolou quando o Instagram tentou mudar seus Termos de Uso pra ganhar dinheiro em cima das fotos dos usuários, lembra?
Pois essa semana o New York Times reportou que François Hollande, presidente da França, está tentando aprovar uma lei que obrigaria essas empresas (que passam o dia coletando dados dos usuários e transformando-os em bilhões de dólares em receitas) a pagar um imposto sobre esses dados.
Diz o presidente que a matéria-prima da Economia Digital são os nossos dados pessoais, coletados por essas empresas que praticamente não pagam imposto por suas atividades.
Tudo bem que a França tá numa crise louca e precisando de novas formas de conseguir dinheiro, mas, por outro lado, ela tem razão sobre a questão: esses dados todos são o combustível que faz essas máquinas todas funcionarem, tanto diretamente (sem a gente pra preencher os buracos, o Facebook ficaria vazio), quando indiretamente (através da mercantilização desses dados e customização dos serviços que oferecem e tal).
Será que nossos dados pessoais são mesmo o grande tesouro dos nossos tempos e valem mais do que barras de ouro que valem mais do que dinheiro que valem mais do que o PIB francês neste momento?