Há cerca de um ano, o app do Google Now respondia às suas perguntas com uma voz feminina em português. Por algum motivo, essa função foi removida, mas ela está de volta – e com alguns truques na manga.
É que antes, a voz do Google Now só respondia a perguntas diretas, como “quem é o presidente dos EUA” ou “qual é a população da Índia”. Mas agora, ela também fala com você ao realizar comandos.
Em dezembro, o Google Now passou a entender comandos em português: “abrir [nome do app]“, “me acorde em X minutos”, “lembre-me de [fazer algo] em [dia e horário]” e assim vai – a lista completa de comandos está neste link.
Agora, ao falar um desses comandos, seu Android pode responder de volta para você: “abrindo aplicativo” ou “definindo alarme para 9h24″, por exemplo. O vídeo abaixo, do PontoGeek, mostra o Google Now respondendo com voz a perguntas diretas, como “o que é uma cadeia [de montanhas]” e “onde estou” (comece no ponto 0:30):
No entanto, nem todo comando terá uma resposta com voz: por exemplo, ao definir um lembrete em um Galaxy S5, o Google Now só exibiu a interface em texto para mim. E se você quiser desativar esse recurso para todas as buscas, é possível: vá em Menu > Configurações > Voz > Saída de voz e escolha “Desativado”.
As respostas com voz em português funcionam em qualquer dispositivo com Android 4.1 ou superior. É recomendável ter uma conexão à internet: há reconhecimento de voz offline no Now, mas não tive muito sucesso em usá-lo, mesmo para comandos locais como “abrir Gmail”.
O Moto X continua sendo o único dispositivo que entende o comando “OK Google” para realizar buscas em português: caso você tenha outro aparelho, é preciso tocar no botão de microfone e falar – ou usar um app como o Open Mic+. [Valeu, Matheus Vinicius!]