Ano passado, o Google anunciou que estava explorando a Amazônia para nos trazer imagens da floresta e dos rios no Street View. Agora você pode conferir o trabalho, feito em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), no computador ou celular. O Google conseguiu acesso a várias áreas com acesso restrito ao público, então até mesmo quem já foi à Amazônia deveria conferir: clique aqui.
Google e FAS capturaram mais de 50.000 fotos para criar panorâmicas da floresta, rios e comunidades, pedalando o famoso triciclo do Street View pelos caminhos de terra, e navegando pelos rios em barcos com o equipamento do Street View instalado – GPS e câmera com lentes olho-de-peixe (fisheye). Você pode até entrar em comunidades locais e navegar pelo Rio Negro.
O Google não mapeou a Amazônia inteira, apenas um pequeno trecho próximo a Manaus – afinal, a floresta é enorme! Mas eles dizem que muitas áreas, incluindo a reserva Rio Negro – à qual eles tiveram acesso – são restritas ao público em geral. Assim, mesmo quem já entrou na Amazônia verá algo de novo no Street View. Quer dizer que já sabemos o assunto do Globo Repórter pra esta sexta-feira? Veja mais no link a seguir: [Street View via Official Google Blog via Gizmodo US]