A ONG InfoAmazonia.org está organizando para o próximo dia 5 de setembro, em São Paulo, um hackathon para organizar a troca de conhecimentos sobre a qualidade da água em cidades brasileiras. O hackathon “Dados e Sensores para medir a qualidade d’água” trará especialistas da USP e FMU que darão um panorama dos parâmetros e legislação que definem a qualidade dos recursos hídricos que abastecem as cidades.
A InfoAmazonia.org é uma iniciativa sem fins lucrativos e vai desenvolver sensores e aplicativos que captam e comunicam informações sobre a qualidade da água. O evento é voltado para acadêmicos, programadores, jornalistas e ativistas para ideias e comentários.
Este será o primeiro hackathon da iniciativa e todo o desenvolvimento de software e hardware será aberto. O evento terá dois grupos divididos em duas frentes: hardware e dados públicos. No processo, outras ferramentas e códigos abertos serão analisados e compartilhados.
Trilha 1 – Hardware
Os desenvolvedores VJ pixel e Guima vão compartilhar os primeiros resultados do sensor de baixo custo para medir a qualidade de água, que está sendo feito em parceria com o projeto Open Water do Public Lab e MIT. Além de estimular o desenvolvimento de sensores para monitoramento ambiental em código livre, o objetivo dessa iniciativa é buscar preservar a transparência destes dados, desde sua captura, processamento digital e publicação.
Trilha 2 – Dados públicos
Foco em dados do IBGE, Censo, DataSUS e Agência Nacional de Águas, que hoje compõem o índice da Fiocruz Água Brasil. A ideia inicial é montar um web app / visualização que permita explorar melhor as informações e disponibilizá-las ao público abertamente.
Imagem: blue water… via Shutterstock
O post Hackathon quer que devs olhem para a qualidade da água apareceu primeiro em Startupi.com.br.