Essa semana chega às lojas uma edição comemorativa de 10 anos de Halo, chamada Halo: Combat Evolved Anniversary. Pra quem não conhece o jogo foi um marco de inovação no gênero de tiro em primeira pessoa. Estive com o jogo em mãos nos últimos dias.
Vou comentar nesse artigo sobre as novidades da edição especial. Só não vai ser um review completo porque o jogo continua o mesmo de 10 anos atrás — ou quase isso.
Título: Halo Combat Evolved Anniversary
Plataforma: Xbox 360
Produção: 343 Industries
Gênero: FPS
Lançamento: 15/11/2011 (Estados Unidos e Europa); 17/11/2011 (Brasil)
10 anos
Halo foi revelado pela primeira vez ao público em 1999 na MacWorld, conferência anual sobre assuntos Apple, como o novo jogo de FPS da Bungie Studios. Não era a primeira vez que a produtora entrava no gênero de tiro, já que eles tinham lançado Marathon e sua sequência anos antes e aprendido bastante sobre o gênero. Pra quem não conhece, a Bungie ficou famosa por criar a série Myth, que na década de 90 foi o título de maior sucesso no mundo dos games.
Dois anos depois chegavam as prateleiras Halo CE como um dos primeiros títulos de lançamento de um novo console da Microsoft, o Xbox. O game possuía gráficos de última geração, cenários abertos, o que diferenciava muito de outros jogos do gênero na época, uma diversidade de veículos de combate, e ainda uma jogabilidade diferenciada, em que o jogador podia atacar silenciosamente golpeando o inimigo com sua arma ou ainda a agilidade em poder lançar granadas.
Outro ponto forte que ajudou a definir o sucesso do game e da franquia foi o multiplayer, com mapas diversificados e diversos cenários de jogos, saindo do padrão deathmatch. Halo também contava com uma rica história por trás dos tiroteios, em uma trama na qual Covenants, uma raça alienígena, por algum motivo desconhecido ataca uma espaçonave humana e desencadeia uma guerra interestelar.