X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

[Hands-on] Galaxy Camera: como o Android se sai em uma point-and-shoot?


Eu não acreditava que, como diziam boatos, a Samsung lançaria uma câmera com um Galaxy S III praticamente colado na traseira. Mas o rumor é real: a Galaxy Camera roda Jelly Bean e possui touchscreen de 4,8″, alem do processador quad-core de 1,4 GHz que você encontra no smartphone.

Testamos a Galaxy Camera e, no breve hands-on, parece que uma câmera com Android é uma ideia maluca — mas no bom sentido.

A primeira impressão ao segurá-la: nossa, como ela e leve. Com 310 gramas, a Galaxy Camera pesa mais que o Galaxy S III, mas tem volume maior.

E sim, ela até que e grandinha para uma point-and-shoot, com seus 12,9cm de comprimento. Mas a pegada é bem boa: foi fácil operá-la com uma só mão. O tamanho se deve, em grande parte, ao touchscreen SLCD de 4,8” com resolução 1280×720. A tela não e AMOLED, e dá para notar: as cores são menos vivas do que na tela do Galaxy S III ou do Note II.

A Samsung Galaxy Camera quase não tem botões físicos. Há o liga-desliga, o botão do obturador (com controle para o zoom ótico), e um botão na lateral esquerda que levanta o flash. Só. Quase todos os comandos da câmera são feitos na enorme touchscreen.

Câmera ligeira

Esta não e uma câmera semiprofissional — trata-se uma point-and-shoot de 16 megapixels, com sensor CMOS de 1/2,3 polegadas e zoom otico de 21x. Ela não tem lente intercambiável, touchscreen móvel ou mira ótica. Então como ela se destaca? Sendo mais esperta e ligeira que as demais.

Ela roda o Android Jelly Bean personalizado com o TouchWiz. E, nos detalhes, o Android foi adaptado especificamente para a câmera: por exemplo, as homescreens deixam fixo, no lado esquerdo, um ícone para acessar a câmera. E a tela inicial se orienta com a posição do aparelho: funciona na vertical e na horizontal. No lado direito, ha três botões virtuais (como no Galaxy Nexus) para Voltar, Home e Menu. Este último ativa certas funções do aparelho, como o Google Now. (Ao contrário do Nexus, não há um botão de multitarefa, o que faz sentido, já que isto e uma câmera.)

dbd galaxycamera

O app da camera e bem diferente do encontrado em smartphones. A interface é bastante limpa por padrão, no modo automático: praticamente nao ha botões na tela. No modo automático, basta pressionar o botão físico do obturador e pronto. Para focar, toque na tela. Para filmar, toque o botão no lado esquerdo.

Mas você pode escolher configurações mais avançadas — incluindo ISO e velocidade do obturador — tocando no botão à esquerda. A interface cobre quase toda a tela, o que deve torná-la mais fácil de usar, mas pode ser meio incômodo — não dá para ver o que você vai fotografar. Talvez a Samsung coloque um efeito de transparência para amenizar isto.

Vantagens do Android

Só que uma nova interface para a câmera não exigiria usar o Android completo. Onde ele e especialmente útil? Na hora de compartilhar as fotos, claro. Toda Galaxy Camera tem suporte a 3G e Wi-Fi (e algumas serão até 4G em alguns mercados), o que permite enviar fotos para outros dispositivos usando Wi-Fi Direct. Alem disso, elas vêm com Dropbox, o que permite o upload instantâneo das fotos para a nuvem.

Mas antes de compartilhar fotos com amigos, às vezes e preciso editá-las. Sem problema: a câmera possui apps para edição de fotos e vídeos. Para fotos, há opções simples (como crop ou redimensionar) e de filtros para a imagem. E falando em filtros… ela já vem com Instagram. Pois é: você poderá “trapacear” usando um sensor melhor que o de um smartphone.

A parte mais maluca da Galaxy Camera e que ela e expansível através de apps: ela possui acesso ao Google Play. Assim você pode compartilhar fotos via redes sociais, editá-las com outros apps, e realizar coisas que nunca seriam possíveis em uma câmera. Sim, eu joguei Fruit Ninja em uma câmera digital — e poderia jogar ShadowGun, se quisesse.

Mas e a qualidade de imagem? Parece boa, mas como as câmeras disponíveis para teste ainda são protótipos — e a Samsung não deixou ninguém enviar ou baixar as fotos feitas com a câmera — teremos que esperar até outubro para analisar isto com calma. Parece loucura que a Samsung vá vender esta câmera em operadoras de celular, além do varejo, mas a ideia em si de uma câmera com Android parece cada vez mais interessante. É um equilíbrio bom para quem se preocupa mais com redes sociais do que com qualidade de imagem — um nicho cada vez maior de humanos que adoram compartilhamento desenfreado.

dbd di
dbd hiMKilAFjUU

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot