Hoje, a GoPro anunciou três novas câmeras de ação. A mais importante delas é a Hero4 Black, que parece deixar qualquer outra câmera de ação comendo poeira. Nós passamos algum tempo com ela, e eis o que a nova câmera oferece, junto às nossas primeiras impressões.
Para começar, a Hero4 Black parece quase idêntica à Hero 3+ Black do ano passado. Os botões de gravação estão em um lugar ligeiramente diferente, o botão na lateral é um pouco maior, e a porta da bateria agora está na parte inferior, não na traseira. Fora isso, apenas pequenos detalhes estéticos distinguem as duas. Mas a real diferença está por dentro.
Muitos quadros por segundo
Este ano, o carro-chefe da GoPro finalmente traz uma série de recursos que os profissionais vêm pedindo há algum tempo: em especial, vídeo 4K a 30 quadros por segundo, e vídeo 1080p a 120 quadros por segundo.
Sim, a Hero 3 Black gravava em 4K a 15fps, mas isso não era muito útil. 30fps é o padrão da indústria, e, como tal, a sua câmera de ação agora pode filmar algo que ficará impressionante em uma TV ou monitor 4K.
O novo vídeo promocional da GoPro foi filmado em 4K, e eu pude vê-lo em uma grande TV Ultra HD. De fato, é impressionante:
Você pode ver meu vídeo de teste menos impressionante aqui:
A resolução 4K vai se tornar cada vez mais importante, mas até que ela chegue a mais TVs, a melhor novidade na Hero4 Black é o vídeo 1080p a 120fps. Isso permite que você grave em Full HD, reduza a velocidade, e ele ainda ficará totalmente fluido. Se você exporta vídeos a 30fps, isso significa que você pode desacelerar seu vídeo a até um quarto da velocidade.
Pessoalmente, eu prefiro os 24fps usados no cinema, então posso retardar o vídeo de 120fps a até 1/5 da velocidade. Para cenas de ação, isso é sensacional. Meu vídeo de teste a 120fps está aqui:
Nota: alguns ambientes internos e/ou em pouca luz não ficaram tão fluidos porque eu deixei ativada a opção Lowlight, que diminui automaticamente a taxa de quadros para que mais luz entre no sensor.
Agora você também pode gravar vídeo 2.7K em velocidades de até 50fps (contra 30 fps na Hero 3+ Black). O recurso SuperView, que grava em proporção 4:3 e depois a espreme para 16:9, para exibir uma área maior no vídeo, agora está disponível em mais modos, incluindo 2.7K a 30fps e 1080p a 80fps. Nada mal.
A única grande decepção é que vídeos em HD ficam limitados a 120fps, o mesmo que no ano passado. Nós esperávamos ver essa resolução chegar a 240fps, o que seria ótimo para vídeos em câmera lenta. A empresa nos diz que o novo processador até conseguiria chegar a essa taxa de quadros; mas o sensor de imagem, não. Pena.
Pelo que vimos até agora, a qualidade de imagem parece fenomenal em todas as taxas de quadros disponíveis. Ela é pelo menos tão nítida quanto na Hero 3+ Black, tem cores muito naturais, e ótima faixa dinâmica.