Antes de se tornar a primeira norte-americana a ficar bilionária vendendo livros, J. K. Rowling era apenas uma secretária bilíngue que precisava da ajuda do governo para sustentar a filha pequena. A autora teve de aprender empreendedorismo na prática e acabou criando setes livros que venderam mais de 450 milhões de exemplares e foram traduzidos para 67 línguas. Mesmo após o fim da série, Rowling continua entre as vinte mulheres mais ricas do Reino Unido e a sua experiência pode ensinar muitos empreendedores, como o OpenForum mostra nessas dicas:
“Destino é o nome dado às escolhas que tiveram consequências dramáticas”. J. K. Rowling escreveu dois romances antes de Harry Potter, mas nunca o publicou por achar que eles não eram bons o suficiente. Ela continuou se aperfeiçoando e esperou a hora certa de lançar o produto, passo fundamental para o sucesso de qualquer empreendedor.
“Você começa a pensar que qualquer coisa é possível se tiver nervos suficientes”. A ideia da série surgiu durante uma viagem de trem, quando Rowling menos esperava. E, ao contrário de muitos empreendedores, ela simplesmente seguiu sua inspiração, sem questionar ou racionalizar o projeto.
“Nossas escolhas mostram bem mais quem nós somos do que as nossas habilidades”. A autora enviou o manuscrito do primeiro livro para 12 editoras e todas rejeitaram a história. Mesmo assim ela não desistiu e hoje é um exemplo para donos de startups, que precisam de muita persistência para chegar ao sucesso.
“Se você está esperando popularidade universal, temo que vá ficar aí por muito tempo”. O primeiro editor que aceitou as obras de Rowling disse que ela devia procurar outro emprego, pois tinha poucas chances de ganhar dinheiro escrevendo livros para crianças. Escritores e empreendedores sempre encontram profissionais que não acreditam em suas ideias. Mas não desanime! Eles são apenas mais um obstáculo que você terá de enfrentar.
“Eu só escrevi o que queria. Escrevo o que me diverte. É totalmente para mim mesma”. O exemplo de Rowling mostra que não é preciso procurar pelo sucesso. Se fizer o que gosta, ele virá até você. E se for algo único, como as histórias do Harry Potter, vai receber muito mais do que imagina.