Bem quando marcas como a Diletto e Do Bem estão sendo observadas de perto pelo Conar, a Hellmann’s chega com uma proposta de “storydoing” – contar uma história e fazer algo com ela.
A campanha Vamos Plantar, criada pela Cubocc, vai fazer uma espécie de um reality show de uma plantação de tomates. Os consumidores poderão acompanhar o desenvolvimento do plantio, o crescimento da fruta e até interagir com o fazendeiro. Dessa safra de tomates que sobreviverem ao Big Brother Tomate, será criada uma série especial de ketchups.
O timing do lançamento da campanha é incrível – tanto a historinha do nonno da Diletto quanto o storytelling do seu Francisco da Do Bem estão sendo investigados pelo Conar por serem propaganda enganosa. Me pergunto: será que vai ter auditoria para garantir que apenas os tomates observados pelas câmeras vão ser usados na produção do ketchup da Hellmann’s?
Nesse ponto, até a Do Bem podia alegar storydoing ao colocar o seu Francisco em um hangout live.
O foco, acredito eu, é mais saber se a publicidade está destacando atributos e características reais dos produtos que vende, ou se está fazendo propaganda ficcional, com um toque dramático aqui ou um reality show acolá.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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