Vimeo dando poder aos criadores
Os novos episódios estão disponíveis em até dez línguas, incluindo português do Brasil, e custam entre US$2 e US$8
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O investimento do canal em conteúdo original mostra uma tentativa de se aproximar ainda mais do público criativo e de se tornar referência em conteúdo independente de qualidade. Entre os 50 mil títulos disponíveis para alugar ou comprar, estão documentários exibidos em festivais como Sundance e SXSW, vencedores do Oscar como “Act of Killing”, contratos exclusivos de lançamento como “Da Sweet Blood of Jesus”, de Spike Lee, além de filmes, animações, e agora, séries, com a reestreia de “High Maintenance”. Os episódios estão disponíveis em até dez línguas, incluindo português do Brasil, e custam entre US$2 e US$8. A primeira temporada completa está disponível gratuitamente no hepingyoumaintain.com.
Buscando novas formas de parceria e monetização para criadores, no último ano o Vimeo também anunciou uma parceria com a plataforma colaborativa Indiegogo para apoiar projetos audiovisuais. “O Vimeo quer dar poder aos criadores”, disse o CEO Kerry Trainor na ocasião. “Tudo isso é ótimo para nós, porque nossa série não é do tipo tradicional. Todo episódio tem um tamanho diferente, nós não temos as obrigações normais de quem está criando uma série de televisão. Todos os diretores que conhecemos usam o Vimeo para atualizar seu portfolio, eles compartilham os trabalhos uns com os outros neste espaço que é menos generalista que o YouTube”, diz o diretor e protagonista.
O Netflix e a Amazon são mais como a TV tradicional e no meio de tudo isso, entre o conteúdo gerado por usuários e o conteúdo criado pelos canais, está o Vimeo, que foca nos profissionais e no bem feito.”
Uma comunidade entre o amador e o mainstream
Sucesso local, “High Maintenance” recebeu uma proposta do FX, mas perante a burocracia do formato para a TV a cabo, a liberdade da internet foi mais atraente. “Eles colocaram a grana e nos deram direitos incríveis de autoria. Nós realmente somos donos da série, é como estar em uma residência artística”, comemora Ben. “A maior parte das pessoas que está te assinando um cheque quer ver o que você está fazendo, se os roteiros estão em dia, querem opinar no elenco e nos atores e nós não temos nada disso”, completa Katja.
Em HM, a experiência no Vimeo se reflete não só no material que é distribuído, mas no público que assiste. “É interessante porque o Vimeo reúne uma grande comunidade de usuários e é super específico. Se você entra no YouTube e assiste uma série lá, você olha os comentários e é cheio de negatividade, gramática ruim, na maioria das vezes trolls. O Vimeo é orientado pela comunidade e se você vai até a nossa sessão de comentários, tem muitas opiniões construtivas, positivas e encorajadoras sobre o que estamos produzindo e como estamos produzindo. Não é sobre espalhar sentimentos negativos e sim criar diálogos, impressões ou deixar um cumprimento. É bem distintivo.” Para os criadores, o mais importante é entender o meio em que se está criando.
Pessoas criativas têm grandes visões, pelo menos é isso que se vê nas escolas de cinema. Geralmente começam com grandes ideias que não tem recursos para executar. Você precisa observar o que está ao seu redor e fazer, muita gente desiste depois de não conseguir fazer algo grande. Nós mantemos simples e tentamos de novo.”
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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