X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

“High Maintenance”, nova série do Vimeo, aborda lifestyle da cannabis nos EUA


eda high

Sedas que imitam ouro, chefs de cozinha dedicados a misturar THC em molhos franceses, críticos de coffee shops, chocolates premium, food trucks e cupcakes de maconha são alguns dos produtos responsáveis por popularizar o lifestyle canábico nos Estados Unidos. Primeiro reflexo da descriminalização da planta no país é a tentativa de tirar a substância da marginalidade e criar produtos ‘diferenciados’ (ou ‘gourmet’ para os paulistanos).

Pegando esta onda está a série americana “High Maintenance”, criada em 2010 e dirigida pelo casal Ben Sinclair e Katja Blichfeld. Apelidada de “Breaking Bud” pelo sucesso que tem feito no último ano, a websérie segue os passos de “The Guy” (papel de Sinclair), ‘o cara’ que entrega maconha delivery de bicicleta pelas ruas do Brooklyn. O roteiro soa como uma produção hipster, mas surpreende ao destacar personagens inspirados em histórias da vida real e seus momentos com a planta, seja para fins medicinais, recreativos ou aleatórios, o que cria um reflexo no mínimo interessante do momento atual no país.

Encontramos o casal para uma entrevista depois de um bate-papo que participaram na Berlinale Talents em fevereiro, espaço do Festival de Berlim dedicado a apoiar e promover a cultura audiovisual. Após uma parceria com o Vimeo que mostra um interesse do canal em investir no OnDemand, a série ganha reconhecimento da ‘grande mídia’ americana.

feddeffc high

Ben e Katja são casados desde 2012, quando a série ganhou sua primeira temporada © JankyCloud Productions

O futuro da TV indie

A série tem atraído a atenção da mídia em um momento que os EUA vive uma revolução política relacionada a cannabis

compartilhe

Para a New Yorker, os episódios “são sinuosos e humanos, irradiando novas ideias sobre storytelling”. A série ainda teve resenhas positivas na Newsweek, no Buzzfeed, na Rolling Stone e no New York Times. A Time publicou uma matéria dizendo que a produção “é preenchida com personagens culturalmente, economicamente e intelectualmente diversos e fumar não os tornam bobos, irresponsáveis ou cool, só é algo que as pessoas fazem”. O IndieWire acredita que o formato de distribuição “é o futuro da TV indie”.

“High Maintenance” tem atraído a atenção da mídia em um momento que os Estados Unidos vive uma revolução política relacionada a cannabis com a atualização das leis relacionadas a planta em 27 dos seus 50 estados. Existe uma disposição para discutir o assunto, o que mostra que a curadoria do Vimeo fez uma escolha acertada para o momento.

Ambos os criadores concordam que a descriminalização está abrindo as portas para um novo mercado relacionado a este lifestyle, trazendo assim mais espectadores para o programa. “Além do uso geral que está aumentando aos poucos por causa da disponibilidade da substância, também percebemos uma mudança no mercado com um aumento do merchandising relacionado a maconha”, comenta Katja. “Estão surgindo pacotes de férias e até resorts dedicados a este público”, completa Ben.

O comportamento dos usuários na internet, que sempre foi um espaço de inspiração para os roteiros, também mostra suas mudanças. Katja diz:

Se hoje você faz uma busca relacionada a marijuana no Tumblr vem tanta coisa. Na maior parte, pessoas tirando foto com os amigos fumando maconha. Está virando lugar comum. Quando a gente começou a série, em 2010, não imaginávamos que a situação estaria assim hoje em dia. Lembro quando fazia essas mesmas buscas para a série no início, tinha muito menos coisa. E agora existem milhares de ideias e blogs relacionados ao assunto, o que é novo e acho que um reflexo do que está acontecendo culturalmente em nosso país”

feddeffc high

Yael Stone, de “Orange Is The New Black” é uma das clientes do “the guy” na segunda temporada da série © Gus Powell

Faça você mesmo

A série surgiu como uma oportunidade de exibir o portfólio de Ben, que revezava trabalhos de segurança em baladas e pontas na TV, a uma chance de Katja produzir algo experimental com o marido após uma experiência bem sucedida como diretora de casting de “30 Rock”, o que lhe rendeu um Emmy. Mesmo com o apoio do Vimeo, eles mantém o espírito “faça você mesmo” e fazem malabarismos com o baixo orçamento.

A principal preocupação dos criadores é deixar a planta como coadjuvante

compartilhe

Para criar um episódio, tudo o que precisam é de um esboço de roteiro, amigos dispostos e um apartamento disponível. “Ainda estamos descobrindo como fazer. Precisamos nos organizar melhor, temos muito respeito pela nossa equipe e quando tivemos o primeiro budget para seis episódios desta temporada, era realmente necessário organizar as contas e necessidades”, explica Blichfeld. “É uma mistura híbrida, temos uma atmosfera de trabalho muito livre. Se tivermos um apartamento e acesso a um ator, já podemos gravar uma história. Não precisamos sonhar muito além do que está disponível. É o que tem sido nosso aliado e o que vamos continuar fazendo, porque é o tom do show, naturalista”, diz Ben.

Os episódios que surgiram como esquetes de cinco a sete minutos, hoje chegam até vinte. “Ainda é um experimento. Os episódios longos são novos, tínhamos medo de ouvir algo do tipo: ‘vocês são melhores quando escrevem oito minutos’. Colocamos o medo de lado, fizemos, as pessoas gostaram e esperam que continuemos a fazer mais desses. Estamos descobrindo. Quem sabe o que faremos no futuro?”, questiona a também produtora e atriz. “Temos um personagem dizendo que gostaria de fazer um experimento em Portugal. Por que não fazer um episódio em Portugal?”, completa Ben. Eles acreditam que a série vai na contramão das fórmulas de sucesso das sitcons americanas, o que é uma vantagem.

A maior parte dos shows da América são sobre famílias, existem milhares de shows como estes e é uma prática antiga da TV. Mas estamos descobrindo o nosso jeito.”

A principal preocupação dos criadores é deixar a planta como coadjuvante. “O modo que Seth Rogen retrata maconheiros não é total imprecisa, é um tipo de stoner, mas não é esse o tipo que somos e não são os nossos amigos do dia a dia”, diz Blickfeld. “A maneira como lidamos com a planta é a que vemos nas pessoas, queremos normalizar e desafiar os estereótipos”, comentaram em entrevista à Time. A cannabis usada na série é falsa e feita por amigos cenógrafos, mas o envolvimento de Blichfeld e Sinclair é verdadeiro. A série também é um esforço pessoal dos autores para mostrar que existem pessoas que fumam, trabalham, pagam as contas e têm vidas normais.

feddeffc high

Katja e Ben com o produtor executivo Russell Gregory, à esquerda © Michael Donovan

Vimeo dando poder aos criadores

Os novos episódios estão disponíveis em até dez línguas, incluindo português do Brasil, e custam entre US$2 e US$8

compartilhe

O investimento do canal em conteúdo original mostra uma tentativa de se aproximar ainda mais do público criativo e de se tornar referência em conteúdo independente de qualidade. Entre os 50 mil títulos disponíveis para alugar ou comprar, estão documentários exibidos em festivais como Sundance e SXSW, vencedores do Oscar como “Act of Killing”, contratos exclusivos de lançamento como “Da Sweet Blood of Jesus”, de Spike Lee, além de filmes, animações, e agora, séries, com a reestreia de “High Maintenance”. Os episódios estão disponíveis em até dez línguas, incluindo português do Brasil, e custam entre US$2 e US$8. A primeira temporada completa está disponível gratuitamente no hepingyoumaintain.com.

Buscando novas formas de parceria e monetização para criadores, no último ano o Vimeo também anunciou uma parceria com a plataforma colaborativa Indiegogo para apoiar projetos audiovisuais. “O Vimeo quer dar poder aos criadores”, disse o CEO Kerry Trainor na ocasião. “Tudo isso é ótimo para nós, porque nossa série não é do tipo tradicional. Todo episódio tem um tamanho diferente, nós não temos as obrigações normais de quem está criando uma série de televisão. Todos os diretores que conhecemos usam o Vimeo para atualizar seu portfolio, eles compartilham os trabalhos uns com os outros neste espaço que é menos generalista que o YouTube”, diz o diretor e protagonista.

O Netflix e a Amazon são mais como a TV tradicional e no meio de tudo isso, entre o conteúdo gerado por usuários e o conteúdo criado pelos canais, está o Vimeo, que foca nos profissionais e no bem feito.”

Uma comunidade entre o amador e o mainstream

Sucesso local, “High Maintenance” recebeu uma proposta do FX, mas perante a burocracia do formato para a TV a cabo, a liberdade da internet foi mais atraente. “Eles colocaram a grana e nos deram direitos incríveis de autoria. Nós realmente somos donos da série, é como estar em uma residência artística”, comemora Ben. “A maior parte das pessoas que está te assinando um cheque quer ver o que você está fazendo, se os roteiros estão em dia, querem opinar no elenco e nos atores e nós não temos nada disso”, completa Katja.

Em HM, a experiência no Vimeo se reflete não só no material que é distribuído, mas no público que assiste. “É interessante porque o Vimeo reúne uma grande comunidade de usuários e é super específico. Se você entra no YouTube e assiste uma série lá, você olha os comentários e é cheio de negatividade, gramática ruim, na maioria das vezes trolls. O Vimeo é orientado pela comunidade e se você vai até a nossa sessão de comentários, tem muitas opiniões construtivas, positivas e encorajadoras sobre o que estamos produzindo e como estamos produzindo. Não é sobre espalhar sentimentos negativos e sim criar diálogos, impressões ou deixar um cumprimento. É bem distintivo.” Para os criadores, o mais importante é entender o meio em que se está criando.

Pessoas criativas têm grandes visões, pelo menos é isso que se vê nas escolas de cinema. Geralmente começam com grandes ideias que não tem recursos para executar. Você precisa observar o que está ao seu redor e fazer, muita gente desiste depois de não conseguir fazer algo grande. Nós mantemos simples e tentamos de novo.”

efcbbb b feedPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

efcbbb brainstorm d qjIDKrITs

efcbbb egUWqXQ

Via RSS de Brainstorm #9

Leia em Brainstorm #9

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot