Antes de você sair montando o seu escritório em casa é preciso ter em mente o que realmente é preciso ter em seu home office para mantê-lo saudável e funcional, caso contrário o perigo de cair em uma rotina mortal e desgastante é quase inevitável. Um planejamento do que você quer e como quer trabalhar nele nunca é demais, afinal, você passará boas horas do dia dentro dele e muitas vezes sozinho.
Mais do que um modelo de trabalho, podemos considerar o home office uma filosofia de trabalho. Só o fato de se evitar o trânsito caótico das cidades brasileiras já valeria a pena investir nessa opção. Mas temos ainda a vantagem de passar mais tempo em casa com a família, fazer refeições mais leves e ser mais produtivo, já que estamos em um ambiente só nosso.
Para ajudar você a escolher o modelo ideal separamos 10 exemplos comuns que sempre encontramos por aí. Qual será o seu? Confira:
1. Home office clássico
Muitas pessoas na maioria das vezes que trabalham em casa não precisam ir além de uma mesa grande, uma cadeira confortável e aparatos tecnológicos. Esse é um exemplo clássico dos modelos de home office existentes por aí. Basta selecionar um canto da casa, podendo ser no quarto ou até mesmo na sala, e projetar seus próprio escritório. Zimagz.
2. Mais home do que office
Neste exemplo temos um modelo muito mais conceitual. Ele insere o escritório literalmente dentro de um ambiente que pode ser tanto um quarto como uma sala e, ao mesmo tempo, oferece o sofá como local para receber clientes. Esse modelo é interessante pelo fato de agregar diversos ambientes em um só contexto, mas possivelmente mais complicado de se colocar em prática. If Mobile Design.
3. Home office funcional
Um modelo muito utilizado é o do home office funcional, aliando praticidade e simplicidade ao escritório. Esse modelo pede algo além do modelo clássico (com uma mesa) e é convidativo a receber prateleiras, armários, quadros dentro outros periféricos. É interessante pois traz uma cara “mais de escritório” e menos de um cômodo tradicional. Closet & Cia.
4. Home office para receber clientes
Para quem tem um espaço maior para dedicar ao seu próprio escritório nada melhor do que um home office pronto para receber clientes. Muitas vezes o nosso trabalho em casa exige reuniões e outros encontros comerciais e levá-los aos seu quarto ou a um canto da sua casa pode ser meio constrangedor. Esse modelo é perfeito para resolver esse tipo de situação. Home Designing.
5. Home office elegante
Quem disse que um home office só vive dos cantos dos cômodos? Para quem tem amplos apartamentos ou espaços consideráveis em casa alinhar um discreto home office com as linhas do restante do cenário pode ser uma boa pedida. Você está e não está em casa. Esse modelo é muito interessante para quem não precisa de grandes espaços só para o escritório. Aldeia.
6. Home office simples e hight tech
Para a turma dos mais organizados e tecnológicos a melhor pedida é investir em um home office altamente simples, funcional e equipado com diversos aparelhos que facilitem o seu trabalho e venham a poupar o uso demasiado de grandes espaços. É interessante para quem tem um sistema já muito bem delineado de trabalho e não é desorganizado. Deviantart.
7. Um toque de beleza ao seu home office
Nem só de sobriedade vive um home office. É possível alinhar funcionalidade, praticidade, bom desempenho por parte do profissional e ainda contar com um lugar bonito e agradável de se estar. Ninguém merece um cenário todo desconfigurado no trabalho e muito menos em casa. Nesse modelo você confere um home office com toque pessoal. St Houzz.
8. Home office para todos os gostos
É muito comum ver o termo home office ser associado com profissões que tenham por base a escrita, como jornalistas e escritores propriamente dito, ou o setor digital, como analistas e programadores que podem trabalhar muitas vezes de casa. Acontece que o home office pode ser adequado para qualquer profissão, de artistas plásticos a consultores de vendas. Decorating Ideas.
9. Home office familiar
O mais interessante de poder trabalhar direto de um home office é a chance de ser mais produtivo, combater o stress muitas vezes gerado em um ambiente de trabalho e ter a oportunidade de passar mais tempo com a sua família. Nesse modelo de home office encontramos um escritório com um tom mais familiar, mais aconchegante. Vale tudo quando o assunto é bem estar no trabalho. Creative Home Idea.
10. Home office por home office
Nesse último exemplo não trazemos um modelo em si, mas uma reflexão. Desde que adotei o trabalho integral feito em casa muito aprendizado significativo foi adquirido. A arte de evitar a tentação de trabalhar apenas 2 horas por dia ou fugir do perigo de ficar direto por mais de 14 horas consecutivas foi de grande valia. Essa imagem é clássica de quem não conhece a filosofia home office e julga quem trabalha nesse modelo.
E por fim um modelo que achamos na fanpage da Zupi. O que acham? =)