Graças ao apoio do Sebrae e do co-working The Plant, a startup I2O participou da edição 2015 do evento global do MIT Global Startup Workshop, realizado na universidade UFM na cidade da Guatemala.
“I2O significa Industrial Intelligence Online. Somos uma solução completa para monitoramento industrial que capta dados de funcionamento de máquinas em linhas de produção e os transforma em relatórios de inteligência. Nosso objetivo é apoiar gestores de linhas de produção a localizarem oportunidades de ganho de produtividade e redução de custos em sua indústria, bem como transformá-los em resultados concretos. O que nos diferencia no mercado é nosso modelo de negócios e abordagem tecnológica. Diferente de nossos concorrentes, instalamos a solução em poucos dias e cobramos uma mensalidade pelo serviço somente após o inicio do fornecimento de dados, sem expor sistemas críticos.” Diz João Marinheiro, sócio fundador responsável pela área de negócios.
O evento MIT GSW teve três dias de duração com diversos formatos de conteúdo e palestrantes de peso como Tim Draper, fundador da Draper University no Vale do Silício e Slava Rubin, fundador da plataforma de crowdfunding Indiegogo. Durante o evento ocorre o Business Plan Competition, onde 8 Startups selecionadas do mundo todo apresentam seus negócios e competem entre si por um prêmio de 10 mil dólares.
“A competição foi de alto nível, foram 120 projetos inscritos e 8 selecionados para a final. Haviam projetos para levar água às residências de baixa renda sem encanamento na África, um fogão solar de baixo custo para substituir tóxicos fornos a lenha além da solução vencedora. Um sistema que prevê durante o processo de pesquisa e desenvolvimento de um novo fármaco, seus potenciais efeitos colaterais no corpo humano, economizando milhões em pesquisas. Sua equipe é composta por 3 PHDs com 10 anos de pesquisa com propriedade intelectual patenteada. Esse era o nível da competição.” Diz Antonio Júnior, sócio fundador responsável pelo desenvolvimento de Hardware.
O resultado final foi bem apertado segundo o feedback dos jurados, resultando no ganho de segundo lugar e menção honrosa. “O resultado foi muito positivo, afinal, estreitamos o relacionamento com uma das principais faculdades de engenharia do mundo. Nos próximos meses iremos compartilhar detalhes técnicos do nosso projeto em busca de apoio para desenvolvimento, já é alta a probabilidade, por exemplo, de termos alunos do MIT vindo fazer estágio na nossa startup patrocinados pela Universidade.” Diz Gustavo Garcia, sócio fundador responsável pelo desenvolvimento de software.
“Industrial Intelligence Online (I2O) is exemplary of award finalists at the MIT Global Startup Workshop: innovation applied to real-world problems to enhance human productivity and efficiency,” diz John Chisholm, CEO da John Chisholm Ventures baseada em San Francisco e presidente eleito do MIT Worldwide Alumni Association.
“Isso tudo só foi possível graças ao apoio do Sebrae e do co-working The Plant, a quem não temos como agradecer por terem acreditado em nós. Em breve voltaremos a representar o Brasil e o San Pedro Valley, comunidade de Belo Horizonte que fazemos parte, em mais competições de negócios internacionais, como o Collisions, em Las Vegas, no início de Maio. Esses eventos são estratégicos pois nos aproximarmos de potenciais investidores e parceiros para um futuro movimento de internacionalização. Após sermos acelerados pelo StartupFarm no ano passado, estamos prontos para darmos esses importantes passos” finaliza João.
O post I2O, Startup brasileira, fica em segundo lugar em competição global do MIT apareceu primeiro em Startupi.