Estou participando do lançamento da pesquisa Jovens Conectados, promovida pela Fundação Telefônica com apoio da Wayra (aceleradora de startups do grupo Telefonica) e do Terra, realizada pelo Ibope Inteligência, Instituto Paulo Montenegro (ação social do Ibope) e Escola do Futuro (USP).
A pesquisa vai estar disponível para download a partir das 11h no site fundacaotelefonica.org.br/riafestival (JÁ COLOQUEI AQUI ABAIXO – confira sobre Empreendedorismo a partir da página 63 – veja em tela cheia), onde o lançamento está sendo transmitido. Neste momento, acontece um bate-papo entre as pesquisadoras responsáveis. Veja abaixo algumas anotações que já fiz previamente para compartilhar com vocês (ainda em caráter de rascunho).
Atualização: acabei de perguntar se, além de os jovens terem manifestado querer empreender (e usarem a web para se informar), também citaram se recebem apoio da família e da escola. As pesquisadoras falaram que os grupos focais transpareceram que: as famílias vêem com bons olhos, o ensino básico não estimula, o ensino superior já tem iniciativas interessantes.
RIA
Reflexão, interação, ação.
Mauro, MVL: “Quando eu era mais novo, a juventude acreditava que podia mudar o mundo indo pra rua – e apanhava da polícia. Hoje em dia, a juventude ainda acha que pode mudar o mundo, ainda vai pra rua e ainda apanha da polícia. A diferença é que antes era ditadura, hoje é democracia, mas também que antes se usava filipetos e panfletos, hoje se usa a internet”.
Tempo do on e do off, do real e do virtual, da convergência.
Traçar novos rumos de protagonismo digital, um recorte da Geração Y.
Gabriela Meghetti – presidente da Fundação Telefonica.
Investimento social há 15 anos.
Corporação que acredita no poder que a tecnologia tem para trazer novas soluções para os problemas da sociedade. Como o mundo digital apresenta oportunidades para o nosso futuro?
Crianças, adolescentes e jovens que se educam, se relacionam, se divertem e pensam sobre o trabalho de outra forma.
1440 brasileiros de 16 a 24 anos, das cinco regiões do país. Especificamente os que estão conectados ao menos uma vez por semana.
8 especialistas entrevistados.
Software e-meter que acompanhou a navegação de 10 jovens durante 30 dias.
3 grupos de discussãoo online, 3 presenciais.
4 eixos de interesse da pesquisa: Comportamento, Educação, Empreendedorismo e Ativismo (Cidadania).
71% navegam no celular, para 42% esta é a principal forma (no Nordeste chega a 90%).
Usam principalmente Redes sociais, mensagens instantâneas, email.
Apenas 15% usa para atualizar páginas, blogs, fóruns.
Apenas 21% usam a Internet para se informar sobre política.
33% sao exploradores intermediários da web (redes sociais, mensagens e email), apenas 5% são exploradores avançados (serviços, pesquisas, troca de conhecimento, compras frequentes).
82% usam a internet para realizar atividades propostas na escola.
45% dizem que aprendem na Internet coisas que não aprenderiam na escola.
22% já fizeram curso à distância, mas 47% acredita que aprende mais presencial.
47% acredita que a educação é melhor se o professor entende as TICs.
38% acreditam que o papel do professor é de orientador de estudos, não transmissor.
52% acreditam que a internet acelera o desenvolvimento de projetos, estimula ideias inovação, ajuda no desenvolvimento de carreira.
51% acha possível ganhar dinheiro na internet.
34% pensam em usar a internet para gerar negócios.
Norte e Centro-oeste se vêem provavelmente empreendendo nos próximos 5 ou 10 anos.
Consideram o crowdfunding uma forma de ativismo e cidadania.
O post Ibope e USP confirmam com pesquisa: jovens querem empreender na web apareceu primeiro em Startupi.com.br.