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Inbound marketing mix


O marketing de hoje não segue as diretrizes do marketing à moda antiga – para não chamarmos de, no mínimo antiquado.

Pensando nisso, precisamos adaptar os conceitos do marketing às novas necessidades, tendências e hábitos das pessoas para que ele faça sentido e as empresas consigam se comunicar com a sua comunidade de maneira com que o ideal das empresas faça sentido.

A evolução do consumidor, desde sempre, é muito mais rápida do que o avanço das empresas e a sua percepção do mercado.

Isso significa que, as empresas não agem, mas sim reagem. Reagem a tendências, comportamentos e novos hábitos. E, infelizmente algumas organizações têm uma grande dificuldade em se adaptarem aos novos costumes de sua comunidade.

Os negócios acontecem dentro de uma comunidade, não com público-alvo.

Público-alvo é uma denominação que leva não a uma empresa focada em ser relevante para o cliente, mas para uma empresa que pensa em ser relevante para os números. Alvo é medida que lembra estatística e está muito longe de ser a realidade com a qual os consumidores precisam ser tratados hoje.

A relevância precisa estar consolidada, porque hoje ter oferta de produtos não é mais suficiente para garantir nada.

As marcas, muito mais do que apenas fazer anúncios maravilhosos do seu produto, precisam estar à frente das mudanças e, mostrar que é uma embaixadora de boas novas e soluções para problemas.

Mas isso já não é novidade. Os consumidores buscam por marcas que lhe mostrem os caminhos e existe a necessidade de empurrar alguma coisa para ter lucro.

E, é justamente nessa filosofia de trazer coisas para o cliente que o termo inbound marketing nasceu. E, o planejamento de inbound marketing preza a escolha do consumidor, ao passo em que cria uma comunidade em torno das marcas que entendem como o processo funciona.

O inbound marketing mix.

O inbound marketing não acontece por acaso. Ele é um conjunto de atividades que permitem à presença online da empresa acontecer. E, como tal, precisa de pilares e planejamento para acontecer.

E, pensando nisso, aqui vai um pequeno mix da matriz de inbound marketing que acredito ser indispensável para fazer as coisas acontecerem.

Os pilares do inbound marketing

É preciso entender os pilares do inbound marketing.

#1. Pesquisa.

A pesquisa, acredito que seja a atividade natural de qualquer ramo ou tipo de marketing. Digo isso porque pesquisa-se tendências, oportunidades, comportamento, pensamento e  desejos do consumidor a todo momento.

Mas, no inbound marketing a pesquisa tem muito mais a ver com o que as pessoas esperam.

As pessoas esperam que as marcas sejam vanguardistas e saibam para aonde estão indo. Estas são as marcas que valem a pena ser seguidas. Caso contrário, não faz sentido seguir alguém que não traçou o seu destino.

A sua marca sabe para onde está indo? Você sabe aonde está indo?

A pesquisa de inbound marketing precisa trazer o futuro. E com isso, levar às pessoas até a sua marca por que ela sabe o que está fazendo. É justamente essa pesquisa que precisa tirar o sono das empresas: enxergar o futuro e antecipar-se a ele.

#2. Pensamento.

Pessoas não gostam de pessoas sem pensamento. Pensamento significa ideias. As pessoas precisam ter ideias, pensamentos e conteúdo próprio. Pessoas vazias não têm chances. Sendo assim, por que as marcas vazias deveriam ter alguma chance?

Se você não tem nada para mostrar, o inbound marketing não é pra você. Se você não sabe o que quer mostrar, não tem pensamento próprio e é apenas uma “,aria vai com as outras” – minúsculo mesmo – não vai conseguir liderar nada.

E, se a sua marca é incapaz de liderar alguma coisa, você nunca vai conseguir transformar a sua marca em uma marca de vanguarda que pensa em trazer o futuro do que você faz para a sua comunidade.

O pensamento é o primeiro passo para a libertação. De pessoas e marcas.

#3. Pessoas.

O desafio das marcas é ser pessoal. Quanto mais impessoal uma marca, mais problemas de atingir o seu público.

E, se uma marca não for uma comunidade interna de pessoas fazendo as coisas, certamente não será nunca uma comunidade para as pessoas que se relacionam co ela.

São as pessoas que transformam uma marca e criam uma marca valiosa. Tanto os funcionários quanto a sua comunidade de seguidores.

Inbound marketing é sobre criar uma comunidade para a sua marca e posicionar-se como uma empresa que desenvolve apenas o melhor para essa comunidade.

#4. Produção.

Inbound marketing é sobre conteúdo, sobre cumplicidade, sobre reputação. E essas coisas não podem existir sem esses pilares.

Por esse motivo é necessário fazer alguma coisa. Produzir algo para o consumidor além de produtos ou serviços. Produto e serviços toda empresa tem.

O que uma empresa que pensa em utilizar o inbound marketing precisa é produzir coisas que envolvam as pessoas ao redor das suas ideias e das suas aspirações. É justamente o conteúdo que a empresa vai produzir e a história que a empresa vai contar que vai transformar um produto comum em algo extraordinário.

#5. Parcerias.

Eu seria muito ousado em declarar que nada no mundo acontece mais sem parcerias?

Acredito que não.

Mas, a parceria que me refiro aqui não é apenas uma parceria entre pessoas e marcas, ou entre pessoas e pessoas, mas sim um propósito dentro das empresas em entenderem que a sua comunidade é o bem mais importante que ela tem e que, ela precisa ser vista como parceira da sua empresa.

Porque sem parceria as coisas não acontecem.

Porque sem parceria, as pessoas seriam apenas consumidores.

E porque, parceria é a primeira porta para que as pessoas se transformem de consumidores a fãs e seguidores da sua marca. O mundo é uma trama de grandes parcerias.

O que significa inbound marketing mix?

Eu denominei de inbound marketing mix os pilares para transformar uma estratégia online da empresa (conteúdo + mídias sociais) em algo que funcione e atinja positivamente as pessoas, cumprindo com o objetivo de se criar uma comunidade em torno da marca.

Em todas as ações do inbound marketing (conteúdo, SEO, SEM, mídias sociais, marketing permissivo) é necessária a presença desses pilares para que o resultado seja atingido juntamente com o público que interaje com a sua marca na web.

Por isso, antes de tenta sair praticando inbound marketing a torto e a direito, estruture os 5P’s do inbound para que a sua estratégia funcione como desejado e não seja um tiro no pé.

O processo de inbound marketing

O processo de inbound marketing.

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