A internet é um terreno fértil e em crescimento. Estender a estratégia da sua empresa para o inbound é uma grande oportunidade de conquistar clientes que precisam do que a sua empresa faz.
A internet é um mundo de oportunidades. Ou seria o mundo de oportunidades? Digo isso porque a internet, com seu alcance mundial, transforma qualquer formiga em gigante e, qualquer gigante em formiga. A grande verdade é que somos todos formigas e o nosso terreno tem a mesma quantidade de metros quadrados.
Sendo assim, o que determina o seu tamanho, relevância e importância na internet é quem assina embaixo daquilo que você faz, e não o seu tamanho fora dela.
A Amazon.com é o melhor exemplo disso. Primeira – e mais famosa – loja de e-commerce do mundo, ela era bem menor do que qualquer livraria de esquina quando começou e, hoje, quase 15 anos após a sua fundação, é o maior e-commerce do mundo, faturando alto todos os anos.
O Caso de Sucesso da Amazon é apenas um exemplo de que, na internet, todos podemos ser formigas, traças, ou gigantes.
Depois da Amazom.com milhares de empresas surgiram, fizeram fortuna e, milhares de empreendedores surgiram e sumiram. Após a bolha da internet, em 2000, a web mostrou que nem tudo que surgia online era maravilhoso e inovador e, que como em tudo nos negócios, só vence quem faz a diferença e trabalha para construir uma marca.
Amazon.com, Google, Facebook e outras invenções depois, hoje a internet já é canal oficial de comunicação e, relacionamento com os clientes. O Twitter por exemplo já é mais utilizado do que o SAC na hora de reclamar e, uma nova geração de pessoas que nasceram conectadas – não ao cordão umbilical, mas à internet e aos gadgets – está prestes a entrar no mercado de trabalho.
Uma coisa é verdade: ainda tem muita coisa surgindo! Mas, as empresas ainda estão perdidas na hora de se relacionarem com o cliente online.
No meio de uma confusão, o inbound marketing.
No meio de spammers e de venda de mailing o conceito de inbound marketing veio de fortalecer a relação entre marca, conteúdo, relacionamento e usuários.
Isso significa que uma empresa que usufrui do inbound marketing presa pela construção de um relacionamento baseado em conteúdo e reputação com os clientes.
Isso significa que o seu e-mail não será utilizado para ofertas sem pé nem cabeça. Isso significa que a você só vai receber alguma coisa no seu e-mail, se cadastrar.
E, inbound significa criar um processo para transformar usuários em leads e, leads em possíveis compradores.
Isso acontece porque é o conteúdo que a empresa produz que vai captar o interesse e o respeito do usuário e, caso o assunto seja do interesse dele, futuramente ele pode se transformar em um lead e até mesmo um cliente.
O conteúdo que uma empresa produz é muito mais bonito, eficiente e funcional do que belas apresentações mirabolantes feitas por empresas que se dizem maravilhosas.
A transformação de um usuário em lead e, de lead em cliente ou evangelizador da sua marca será feita por histórias, por conteúdo, por mais do que apenas belos anúncios. Passa pelo processo de conquistar o cliente e mostrar que a sua empresa é uma expert, e não apenas uma anunciante.
Por isso, aqui estão algumas verdades e mitos sobre o inbound marketing.
Os clientes não virão até o seu site sem conteúdo: verdade.
O que faz com que as pessoas cheguem até você é justamente o seu conteúdo, a sua palavra, aquilo que você prega.
Sem conteúdo, as pessoas não se interessam pelo seu website, sem interesse não há cadastro, sem cadastro não há qualificação, nem leads.
Conteúdo é o que vai fazer as pessoas se interessarem pelo que você diz e faz. Será ele o alimento do processo de inbound marketing.
O marketing permissivo não surte efeito na internet: mentira.
É justamente o marketing permissivo que faz com que os usuários saibam que todo e qualquer conteúdo enviado a ele foi solicitado por ele. Se um usuário visita seu site e/ou blog e não se cadastra, ele nunca vai receber nenhum informativo por e-mail.
São justamente essas técnicas de marketing permissivo que criam confiança entre o usuário e a empresa.
O inbound marketing faz parte do marketing digital: verdade.
O marketing em meios digitais engloba técnicas de SEO, Google AdWords, mídias sociais e conteúdo.
Inbound marketing não é nada mais do que um processo de conduzir o usuário para que ele se transforme em leitor e, assim seja um assinante que se qualifique em um cliente ou evangelizador da sua marca.
Para isso, além do conteúdo, outras técnicas, como o SEO, são importantes para que isso aconteça.
O inbound marketing ajuda a alimentar o funil de vendas: verdade.
O alvo de uma empresa não é apenas o cliente que está pronto para comprar. Mas também o cliente que ainda não sabe se precisa daquilo que a sua empresa faz.
O processo de inbound marketing permite educar as pessoas que ainda estão em fase de investigação, ou que ainda não sentiram a necessidade da compra, mas que futuramente podem se interessar por aquilo que a sua empresa faz.
Os buscadores preferem o processo de inbound marketing: verdade.
Google, Bing, Yahoo! e outros buscadores estão dando nítida relevância ao conteúdo em prol de outras coisas na hora de indexar resultados. Sites que produzem conteúdo frequentemente saem na frente.
Por isso, o inbound marketing é amigável aos buscadores por ser uma estratégia de conteúdo.
A melhor saída é o inbound.
O inbound marketing é um processo que ajuda empresas não apenas diretamente nos resultados em vendas. Mas, também no relacionamento, na reputação da marca, na otimização e melhor indexação do site entre os buscadores.
Esse é um dos motivos que Bill Gates disse, dia desses que “conteúdo é o rei”, porque é justamente ele que separa as empresas realmente interessadas em criar uma comunidade e uma marca online.
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