Muitos pensam que boa parte da energia de gestão de uma loja está nas vendas e acabam se esquecendo de algo fundamental que é a administração do estoque. Mas de que forma analisar o estoque e saber ajustar os pedidos e ao mesmo tempo melhorar o faturamento sem impactar no fluxo de caixa?
Não existe uma formula mágica mas o acompanhamento de alguns indicadores é fundamental para tomadas de decisão. Tenho usado principalmente os seguintes indicadores:
- Pedidos – mantenha a carteira atualizada de pedidos – O produto certo na hora certa. Ninguém quer “pão velho”!
- Pedidos Cancelados – Produtos podem ter problemas de produção e deixarem de ser produzidos. Eles podem impactar no resultado de sua loja.
- Status de Entrega – Muitas vezes você esta longe de seu fornecedor e você depende da ação de uma transportadora. Fazer follow-up das atividades desta transportadora é fundamental.
- Estoque
- Números de modelos que está trabalhando
- Quantos SKU tem em estoque
- Volume de produtos
- Vendas
- Vendas por modelos
- Relação de peças por atendimento
- Relação de venda por categoria
Ao utilizar estes dados pode ser feito uma análise que avalie:
- Estoque Médio
- Cobertura do Estoque
- Ponto de Pedido
- Necessidade de produto (negativa ou positiva)
Ao analisar continuamente estes números você mesmo irá identificar lacunas e oportunidades para alavancar suas vendas. Com estas informações na mão e um ouvido apurado para identificar as demandas dos clientes podem transformar seu negócio.
Abraços,
Maurício Camacho (porque o fluxo de caixa agradece um estoque bem gerido)
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Veja também:
- Quando é viável ter estoque?
- A arte da gestão financeira
- Nunca é tarde para você fazer a análise de viabilidade de seu pequeno varejo