Buscar o próprio nome no Google. Quem nunca? Tá certo que você pode fazer isso por pura curiosidade, mas já parou pra pensar que quando você deixa seu currículo em algum lugar o contratante pode dar uma boa procurada no seu nome na web?
Por dia, 1 bilhão de nomes são buscados no Google e 94% das pessoas, que fazem essas pesquisas, veem apenas a primeira página de resultados. Daí você pensa: “pô, tenho vários trampos publicados na internet, já saí em matérias interessantes, o cara que pode me contratar vai curtir”. Até que você percebe que esses resultados atrativos estão na décima página do buscador! #fail total.
Se você quer dar uma boa melhorada no resultado dessas pesquisas, olha só o infográfico que a Brandyourself preparou pra te ajudar!
Ao pesquisar 130 mil nomes no Google, a Brand percebeu que apenas 2% ficavam na primeira página de busca, 1 em 4 pessoas não tinha resultado nenhum pra melhorar sua reputação e 15% tinha pelo menos um resultado que poderia prejudicar sua imagem.
Outro dado importante levantado no infográfico são as redes sociais que podem te ajudar a ficar no topo dos resultados. A pesquisa mostrou que é preciso trabalhar bem os perfis nessas redes e de formas diferentes. O LinkedIn é o primeiro a aparecer na busca, ou seja, se você tiver um perfil nele, vai ser um dos primeiros resultados que o Google vai mostrar na busca.
O Facebook e Twitter são os próximos. Um dado curioso é que se você tem um perfil no youtube e no vimeo, é este que aparecerá primeiro na busca. Por mais que o youtube tenha mais popularidade, o perfil no vimeo alcança uma classificação mais elevada no Google. As páginas pessoais no WordPress, também podem fazer com que seu nome apareça nos primeiros resultados.
Confira o infográfico completo:
Via Mashable.