No ano passado, a Adobe deu seus primeiros passos no mundo do hardware com dois dispositivos, o projeto Mighty e Napoleon. A gigante de software agora parece estar pronta para lançar seus produtos com novos nomes. Conheça o Ink e Slide. Eles, no geral, são excelentes.
A ideia por trás do Ink e Slide é dar a designers uma experiência de desenho em tablets que vai muito além de uma stylus tradicional. Enquanto a Ink é de fato uma stylus com corpo de alumínio, a Slide é uma régua digital que permite desenhar linhas retas e formas pré-definidas.
Juntos, os dispositivos supostamente fornecem mais precisão e versatilidade para desenhistas, designers de produtos, arquitetos e também qualquer dono de iPad. A Adobe criou também dois novos apps para usar esses hardwares.
O primeiro é chamado Line, e envolve tudo o que você pode fazer com o Ink e o Slide: desenhar à mão com diversos tipos de canetas e pincéis personalizáveis, criar linhas retas e formas, importar fotos para modificar, e, por fim, exportar seus desenhos para sua conta de armazenamento do Creative Cloud. O segundo app é chamado Sketch, e faz praticamente as mesmas coisas, exceto pelas ferramentas de desenho que não são personalizáveis, mas você pode organizar os projetos em diferentes categorias. A Adobe pretende promover o Line como algo mais preciso, enquanto o Sketch é voltado para ideias rápidas.
Tivemos uma chance de brincar um pouco com os aparelhos por alguns dias, e por vezes nos impressionamos, enquanto em outros momentos nos decepcionamos. Vale ressaltar que mexemos em uma versão ainda em pré-produção – então falhas eram até esperadas e devem ser eliminadas da versão final.