X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Inovação: que bicho é esse?


edc inovacao

O Brasil é constantemente listado no topo do ranking dos países mais empreendedores e somos um povo notoriamente reconhecido pela nossa criatividade. Mas, se essa é a nossa realidade, por que aparecemos na lanterna quando o assunto é inovação?

A PASSOS LENTOS

Uma pesquisa realizada em 2010 pelo Sebrae-SP mostrou que 47% das micro e pequenas empresas paulistas raramente introduzem inovações para a melhoria ou novidade de seus negócios. Escassez de recursos, cultura empresarial avessa à cooperação e acesso limitado ao financiamento seriam algumas das várias razões que impedem pequenos empreendedores de inovarem em suas áreas. “Estamos bem atrás, basta ver a quantidade de patentes que lançamos. O Brasil é bom em rever processos e usar a criatividade para lidar com recursos limitados”, afirma Marcos Hashimoto, coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper. Olhando sob a ótica dos desafios a serem enfrentados, quase metade das pequenas empresas ainda não inova. A boa notícia é que, segundo Marcelo Dini – gerente da Unidade Organizacional de Atendimento e Fomento do Sebrae-SP – “já existe uma cultura crescente de implementar melhorias em produtos, processos e novos mercados”.

UM PROBLEMA DE MUITOS

Há quem defenda a ideia de que os empresários brasileiros não colaboram com a evolução do país no campo da inovação. A tese consiste em afirmar que o Brasil é um país puramente de importação e que os caciques das empresas não estariam interessados em concentrar esforços para inovar. Teoria essa desacreditada por Hashimoto. “Não concordo com isso. O problema é que somos vistos puramente como mercado consumidor. Isso porque temos muito potencial, mas o que falta é incentivo. Nossos pesquisadores são muito mal remunerados”, afirma. Pois parece que não somos apenas nós que sofremos com a (falta de) inovação. Em um artigo publicado recentemente pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, o autor Marcelo Cherto comenta uma pesquisa que revelou que quatro ideias copiadas e levadas de uma área para outra foram responsáveis por, pelo menos, 80% dos negócios “inovadores” nos Estados Unidos, entre 1965 e 1995, mostrando que não é só por aqui que existe o tal jeitinho de adaptar ideias alheias ao próprio modelo de negócio.

INCUBAR PARA INOVAR

Há quem aposte que as incubadoras são uma opção bem interessante e viável para as startups, pois são consideradas uma espécie de habitat da inovação. Segundo a Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), existem hoje 400 incubadoras, que hospedam cerca de 2,8 mil empreendimentos. “É o berço do empreendedorismo. Inovar exige articulação entre empresas, institutos de pesquisas e fornecedores. Incubadoras são catalisadores”, diz o empreendedor e conselheiro, Eduardo Bom Ângelo. Incubar dá às empresas nascentes uma infraestrutura segura que as permite criar e experimentar coisas novas, o que é crucial para seu crescimento. “Introduzir conceitos de empreendedorismo e relacionamento de negócios junto a estes projetos trará uma maior transferência de pesquisas e patentes das universidades para o ambiente empresarial”, defende Marcelo Dini.

 

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot